Pós-doutoranda da Química Fundamental da UFPE participa do 71st Lindau Nobel Laureate Meeting

Evento será realizado, de 26 de junho a 1º de julho, na cidade de Lindau, na Alemanha

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terá uma participante no 71st Lindau Nobel Laureate Meeting, que, este ano, reúne jovens pesquisadores em um encontro com vencedores do Prêmio Nobel de Química. A pós-doutoranda do Departamento de Química Fundamental Ayla Galaço integra um seleto grupo de 611 pesquisadores de todo o mundo, escolhidos com base em suas realizações profissionais. O evento será realizado, de 26 de junho a 1º de julho, na cidade de Lindau, na Alemanha.

Durante o encontro, serão realizadas palestras e discussões junto aos laureados com o Prêmio Nobel de Química. “Todo jovem cientista tem como sonho conhecer um laureado Nobel. O Nobel representa a ciência, o avanço e tudo que sonhamos ao longo da jornada. Estar ao lado destes pesquisadores nos fornece não apenas visibilidade, mas também uma injeção de ânimo para superarmos todos os obstáculos vinculados à carreira acadêmica/cientista”, afirma a pós-doutoranda.

Ayla Galaço é licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP). É doutora em Química também pela USP, tendo sido orientada pelo professor Osvaldo Antonio Serra. Atualmente, ela é pós-doutoranda, com bolsa Facepe, no Departamento de Química Fundamental do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, do Campus Recife, supervisionada pelo professor Severino Alves Junior. Toda a carreira cientifica de Ayla Galaço está direcionada às terras raras, seja na síntese de novos materiais ou em suas aplicações, como em catálise, luminescência e sensoriamento.

Para participar do Lindau Nobel Laureate Meeting, os pesquisadores passam por uma seleção. Em primeira instância, no Brasil, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) indica alguns nomes dentro do País para concorrer internacionalmente à vaga. Esses pesquisadores selecionados pela ABC respondem a um questionário on-line com diversas informações pessoais e profissionais, no diretório da Lindau Foundation. Posteriormente, com base nessas informações, a Lindau Foundation escolhe 611 jovens cientistas ao redor do mundo para fazer parte do encontro.

“No Brasil, especificamente nos últimos anos, a ciência tem sido depreciada, com inúmeros cortes de verbas e severos ataques às nossas atividades. Para ser cientista no Brasil atual você precisa acreditar que algo mudará em breve, que novos ventos surgirão e que faremos diferença para o futuro do país. Devido ao tamanho da emoção, é difícil resumir brevemente o que essa participação significa, mas com certeza é uma honraria conquistada por poucos e que me faz acreditar, ainda mais, que estou no caminho certo, no caminho da ciência”, celebra Ayla Galaço.

Ayla Galaço

aylarbserra@gmail.com