Notícias Notícias

Voltar

Podcast Anthropologicas.Doc conversa com realizadoras do filme “A solidão dos corpos negros no espaço acadêmico”

O Anthropologicas.Doc, disponível nas plataformas de streaming, integra o projeto de extensão Museológicas, do DAM

A 6ª edição do podcast Anthropologicas.Doc, realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, vai compartilhar uma conversa com as antropólogas Rosália Andrade e Renata Mesquita sobre o curta-metragem “A solidão dos corpos negros no espaço acadêmico”. Segundo o coordenador do programa, o professor Alex Vailati (PPGA-UFPE), através da interdisciplinaridade, as autoras utilizaram-se da ferramenta fílmica para uma abordagem à temática das relações raciais, assim como de suas inquietações. O filme pode ser assistido aqui. 

“O curta-metragem é resultado de uma etnografia visual, que busca conversar sobre os problemas enfrentados pela população negra (pretos e pardos) no ambiente universitário. Neste sentido, o curta recorre a uma denúncia para destacar a necessidade de políticas reparadoras/afirmativas e o problema psíquico que negras e negros enfrentam neste local”, explica Vailati. O Anthropologicas.Doc, disponível nas principais plataformas de streaming, integra o projeto de extensão Museológicas, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, e tem como objetivo abordar filmes etnográficos e documentários sociais a partir de conversas com seus realizadores.

Equipe do podcast

Curadoria e entrevista: Neilton Felix, Jaciane Silva e Crislaine Andrade
Edição: Alex Vailati
Arte gráfica: Maíra Acioli
Vinheta: Igor Holanda e Maria Samara
Comunicação: Hugo Menezes Neto, Francisco Sá Barreto, Alex Vailati.
Comitê Editorial: Alex Vailati, Daniel Pereira, Diego de Oliveira Rodrigues, Igor Holanda, Jaciane Silva, Jan Ribeiro, Júlia Morim, Luciano Abreu, Maíra Acioli, Maria Cinthia Pio, Maria Samara, Neilton Felix, Renata Mesquita, Walter Andrade

Data da última modificação: 07/07/2021, 18:38