Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores do PPGEC têm artigo sobre método de verificação da pozolanicidade de materiais cimentícios suplementares publicado em periódico internacional

Equipe do LabTag verificou a influência da temperatura na aceleração do consumo de hidróxido de cálcio em pastas através da difração de raios-X

O artigo científico “Effect of curing temperature in the relative decrease peak intensity of calcium hydroxide pastes for assessing pozzolanicity of supplementary cementitious materials”, elaborado por membros do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag), pertencente ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deciv) da UFPE, está publicado na Construction and Building Materials (v. 325, 2022), periódico internacional de alto impacto na área de Construção Civil (Qualis A1). Essa revista é dedicada à investigação e aos usos inovadores de materiais de construção e reparo, num momento em que todos os profissionais da área são incentivados a otimizar o uso de novos materiais e tecnologias.

A doutoranda Priscilla de Azevedo Basto é a autora principal da pesquisa, que contou com a colaboração do aluno de doutorado Victor Estolano de Lima e orientação do professor Antônio Acácio de Melo Neto. Todos os autores são integrantes do LabTag do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE. 

O trabalho avalia os efeitos do aumento de temperatura na aceleração do teste de redução relativa da intensidade do pico (RDPI, do inglês relative decrease in peak intensity), proposto pelo grupo de pesquisa do LabTag em um trabalho anterior. Foi observada uma forte correlação entre os resultados obtidos pelo método e a resistência à compressão de argamassas em idades avançadas (28 e 90 dias), demonstrando o potencial do teste em avaliar a pozolanicidade de novos materiais. Além disso, verificou-se a possibilidade de redução da duração do teste de sete dias para três dias ao realizar uma cura térmica a 65°C (inicialmente era a 55°C). 

O artigo faz parte do esforço de pesquisa do LabTag e do PPGEC, que foca na utilização de materiais cimentícios suplementares na indústria da construção civil, visando à redução das emissões de CO2 e do consumo de energia da produção do Cimento Portland e à destinação apropriada de resíduos.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE
(81) 2126.8977

atendimentoppgec@gmail.com / poscivil@ufpe.br 

Data da última modificação: 12/05/2022, 15:53