Pesquisadoras da UFPE codirigem documentário sobre questão hídrica entre povos indígenas no Sertão pernambucano

O documentário foi produzido pela Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à covid-19 (Pari-c)

As pesquisadoras Lara Erendira e Paulidayane Lima, vinculadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE, participaram da codireção do documentário “Plantando Água”. O curta, dirigido pela produtora cultural e cineasta Graciela Guarani, produzido pela Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à covid-19 (Pari-c), foi o vencedor da Mostra Audiovisual da IV Reunião de Antropologia da Saúde (RAS) - Eventos Críticos e Cotidianos de Saúde. O filme tem como tema os desafios da questão hídrica entre os povos indígenas no Sertão pernambucano em meio à pandemia de covid-19 e retrata a experiência recente do povo Kapinawá.

O curta documentário está disponível de forma gratuita no canal do Pari-c no YouTube. “Plantando Água” é o primeiro documentário lançado pela Pari-c e integra a pesquisa que visa compreender como os povos indígenas estão vivenciando e respondendo à pandemia de covid-19. A partir de uma rede composta de cerca de 80 pesquisadoras e pesquisadores, a Pari-c tem desenvolvido ao longo de 2021 seus estudos de forma majoritariamente remota. Além da distância encurtada pela internet, a Pari-c também tem como característica a busca por uma equidade de gênero e pela parceria entre pesquisadores indígenas e não indígenas.

Lara Erendira de Andrade é doutora em Antropologia (2016-2020) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou seu mestrado (2012-2014) igualmente em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem graduação em Ciências Sociais pela UFPE (2007-2010). É antropóloga associada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (Nepe/UFPE), ao Grupo de Estudos em Território e Identidade (Geti/UFPB), bem como a Réseau de Recherche et de Connaissances Relatives aux Peuples Autochtones (Dialog/INRS/CA). Foi docente vinculada ao curso de Licenciatura Intercultural Indígena e à especialização na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas pela UFPE (2012 2015-2017) e do curso de Antropologia da UFPB (2018-2019).

Paulidayane Lina é doutoranda em Antropologia pela UFPE e desenvolve pesquisas com temas relacionados à memória, medicina indígena e práticas tradicionais de cura. Possui mestrado em Antropologia e graduação em Museologia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisa na área de Etnicidade, Antropologia visual e acervos audiovisuais. Tem experiência em produção cultural, atuando especialmente na área de comunicação digital e fotografia. Atualmente, faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), do Grupo de Estudos em saúde indígena (Gesi), Laboratório de Antropologia Visual (LAV) da UFPE e da Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas em Pernambuco (Remdipe).

Data da última modificação: 29/09/2021, 18:10