Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa realizada na UFPE sobre biossensor nanotecnológico para Covid-19 é premiada em evento internacional

Trabalho é de autoria da doutoranda Karen Avelino, aluna do PPGIT

A pesquisa científica intitulada de “Nanointegrated impedimetric biosensor based on conductive polymer for diagnostic evaluation of SARS-CoV-2 coronavirus”, desenvolvida pela doutoranda Karen Avelino, aluna do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT), obteve o prêmio de melhor trabalho na II International Conference of Nanoscience and Nanobiotechnology.

O resultado da pesquisa, orientada pelos professores César Andrade e Danielly Oliveira, coordenadores do Laboratório de Biodispositivos Nanoestruturados (BioNano) do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências da UFPE, foi o desenvolvimento de um biossensor flexível nanoestruturado próprio para o diagnóstico clínico da infecção por SARS-CoV-2. O dispositivo eletroquímico exibiu atrativas características analíticas, tal como elevada sensibilidade, seletividade e especificidade.

Segundo a autora, a partir do uso do biossensor em testes rápidos com amostras biológicas, foi possível obter um diagnóstico diferencial para pacientes em fase inicial, intermediária e tardia da infecção viral em apenas 15 minutos. “O biossensor continua sendo aplicado em ensaios laboratoriais para validação de sua performance de diagnóstico e aprimorado em conjunto com empresas para se tornar acessível a uma maior parcela da população”, afirma.

O estudo contou com a colaboração técnica e científica dos pesquisadores do BioNano Giselle Santos, Isaac Morales e Alberto Galdino, além da participação dos pesquisadores professoras Maíra Pitta, Michelly Pereira, Breno Caldas e Abdelhamid Errachid (Institut des Sciences Analytiques da Université Claude Bernard Lyon 1).

Os autores ressaltam que, diante do cenário de pandemia causada pela infecção humana por SARS-CoV-2, a projeção de novas tecnologias para a identificação genética do retrovírus é essencial. Por esta razão, o grupo de pesquisa BioNano vem buscando veementemente soluções tecnológicas para problemas na área da saúde relacionadas à Covid-19.

Mais informações
Karen Y. P. S. Avelino

karen.avelino@ufpe.br
César A.S. Andrade
cesar.sandrade@ufpe.br
Maria Danielly L. Oliveira
maria.dloliveira@ufpe.br

Data da última modificação: 15/06/2021, 16:19