Pesquisa realizada com apoio da UFPE coleta dados sobre o estudo remoto de acadêmicos com deficiência durante a pandemia

Estudantes de qualquer segmento acadêmico estão convidados a participar através do preenchimento do formulário eletrônico

A UFPE participa de pesquisa sobre estudantes com deficiências no Ensino Superior no contexto da pandemia de covid-19. O formulário eletrônico referente à primeira etapa de coleta de dados da pesquisa multicêntrica nomeada “O estudo remoto de acadêmicos com deficiências no ensino superior no contexto da pandemia: das políticas às práticas” está disponível para preenchimento. Estão convidados a participar estudantes com qualquer tipo de deficiência e de qualquer segmento acadêmico (graduação, especialização, mestrado ou doutorado) da Universidade. O tempo médio destinado ao participante para responder ao questionário é de 20 minutos.

O objetivo geral da pesquisa é mapear e analisar as formas de organização da educação especial no Ensino Superior produzidas no contexto da pandemia da covid-19 em diferentes estados brasileiros. A etapa da coleta de dados, que diz respeito ao formulário eletrônico, visa abordar aspectos iniciais da experiência do estudante possuidor de deficiência com o ensino remoto e suas práticas de estudo. Já a segunda etapa será uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechadas, da qual o estudante participará apenas se demonstrar interesse após a realização da primeira etapa.

O estudo, que é coordenado pela pesquisadora Iracema Tada, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), será produzido em rede e conta com o apoio de outras cinco instituições de ensino superior além da UFPE. São elas a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Potiguar (UnP). Pela UFPE, participa a professora Fabíola Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), do Campus Recife.

Professora Fabíola Gonçalves
fabiola.sgoncalves@ufpe.br