Pesquisa produzida no HC sobre técnica de ventilação pulmonar em crianças é publicada em revista científica internacional

O artigo “Continuous positive airway pressure to reduce the risk of early peripheral oxygen desaturation after onset of apnoea in children: A double-blind randomised controlled trial” (Pressão positiva contínua nas vias aéreas para reduzir o risco de dessaturação de oxigênio periférica precoce após o início da apneia em crianças: um ensaio clínico duplo-cego randomizado controlado), desenvolvido a partir da análise de pacientes do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi publicado na revista científica internacional Plos One, no mês de outubro deste ano, e pode ser lido aqui. O estudo, que consiste na aplicação de uma técnica de ventilação pulmonar em crianças submetidas à cirurgia eletiva, é inédito com pacientes pediátricos.

Entre os autores do artigo está o médico anestesiologista do HC-UFPE/Ebserh Jayme Marques, cujo estudo foi baseado em sua dissertação de Mestrado em Saúde Integral, sob a orientação das professoras do Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) Flávia Orange, que também é médica do HC, e Lívia Barboza. Segundo ele, ter a pesquisa publicada numa revista de impacto internacional é uma forma de difusão do conhecimento.

O trabalho contou com a ajuda de médicos do Imip e preceptores e residentes em Anestesiologia do HC, além da colaboração do professor José Natal. de Bioestatística do Imip, e do professor Clístenes Cristian de Carvalho, da Universidade Federal da Paraíba.

ESTUDO - Marques analisou, de março de 2018 a maio de 2019, os níveis de oximetria de pulso em dois grupos de crianças em atendimento no hospital universitário no Recife: grupo 1 - pacientes ventilando com Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) e grupo 2 - pacientes sem CPAP. “O resultado constatou que nos pacientes que ventilaram com CPAP a oxigenação se manteve em níveis adequados por um período de tempo maior do que no grupo que não fez uso da técnica”, disse.

Ele acrescentou que, como as crianças estão sob maior risco de queda da oxigenação quando param de respirar naturalmente (devido aos efeitos da anestesia), a manutenção de níveis adequados de oxigênio no sangue por períodos de tempo maiores durante a indução da anestesia aumenta a margem de segurança desse procedimento, protegendo potencialmente de eventos mais graves como parada cardíaca e morte.

Jayme ressalta que a técnica é simples de aplicar devido à utilização de equipamentos de uso corriqueiro em bloco cirúrgico. “Com isso, pode ser amplamente utilizada em qualquer hospital que realize cirurgia pediátrica”.

Data da última modificação: 17/11/2021, 15:31