Paratletas da UFPE são recebidos pelo reitor Alfredo Gomes e agradecem apoio recebido

No encontro, atletas apontaram necessidades de materiais e de mais pessoal

Em uma visita de retribuição ao incentivo que a Universidade Federal (UFPE) vem dando ao grupo, atletas paralímpicos, gestores dessas práticas, treinadores e fisioterapeutas foram recebidos na Reitoria, na tarde de ontem (21), pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo. Na ocasião, o grupo compartilhou a experiência vivida durante as Paralimpíadas de Tóquio, no Japão, e solicitou melhoria nas condições para continuar a desenvolver suas práticas esportivas no campus da Universidade.

Foto: Anderson Lima

Reitor demonstrou interesse em captar recursos para ampliar apoio a atletas

“Temos todo o interesse de inserir na nossa agenda ações e propostas para captação de recursos com o objetivo de melhorar as condições do trabalho de vocês”, afirmou Alfredo Gomes, que delegou ao diretor da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da UFPE, professor Vilde Menezes, elencar as necessidades e potencialidades da secretaria e elaborar um projeto a fim de, entre outras medidas, submetê-la ao edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). Para Moacyr, “a equipe já tem um histórico de saber fazer” e, portanto, “deve deixar a timidez de lado ao buscar apoio consistente”.

Uma das atletas presentes, Ana Cláudia Maria da Silva, que pratica atletismo, apontou a necessidade de mais e melhores materiais específicos para os treinamentos e de maior divulgação das competições, “a fim de sensibilizar a sociedade para a relevância da nossa atividade”. Já o servidor Luiz Carlos de Araújo, que atua diretamente na gestão das atividades do grupo de paratletas, o dia a dia nos espaços de treinamento aponta para a necessidade de ampliar o quadro de recursos humanos para dar suporte às práticas desportivas desses atletas.

EXPERIÊNCIA – A equipe da UFPE que marcou presença nas Paralimpíadas de Tóquio contou com três paratletas e membros de equipes técnicas, como o treinador Ismael Marques, o servidor Luiz Carlos de Araújo, além da professora Ana Paula de Lima Ferreira, que atuou como fisioterapeuta. Segundo Vilde Menezes, a política de esporte da Universidade contempla amplamente o conjunto da sociedade pernambucana, incluindo crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, de forma a promover a qualidade de vida e a saúde dos praticantes.

Na bocha paralímpica, a paratleta Andreza Vitória Ferreira de Oliveira terminou sua participação no 18º lugar individual e em 5º lugar por equipe. Ainda nessa modalidade, houve dois representantes da UFPE na comissão técnica brasileira: o treinador Luiz Carlos de Araújo (conhecido como Luizinho) e a assistente esportiva Poliana Silva Santa Cruz.

No paratletismo, foram duas paratletas: Ana Claudia Maria da Silva ficou na 10ª colocação na prova dos 100 metros rasos e no salto em distância; e Leylane de Castro dos Santos Moura ficou em 5º lugar no arremesso de peso. Já Ismael Marques da Silva atuou como treinador.As três paratletas da Universidade que disputaram as paralimpíadas fazem parte do Projeto Paratleta da UFPE, coordenado por Luiz Carlos.

Data da última modificação: 22/09/2021, 16:37