Palestra aborda educação global com foco no intercâmbio virtual

A educação global focada nos programas de intercâmbio virtual foi tema de palestra ministrada pelo vice-reitor de Engajamento Global e Aprendizagem On-Line da DePaul University, nos Estados Unidos, GianMario Besana. Realizado pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, o evento aconteceu, na manhã de ontem (9), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria da UFPE, Campus Recife, com presença do reitor Anísio Brasileiro.

Fotos: Fabson Gabriel

Besana relatou a experiência na DePaul University, que mantém parcerias
em diversos países

Conforme explicou Besana na palestra “Engagement in Global Education and Learning: an overview of virtual exchange programs”, o intercâmbio virtual é uma experiência de aprendizado em que estudantes de uma universidade interagem com alunos de instituições de outros países para troca de experiências e conhecimentos. A ação é viabilizada por ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) normalmente mediadas por computador conectado à internet.

O professor Besana relatou a experiência na DePaul University, que mantém parcerias em diversos países, e explicou a importância do intercâmbio virtual, já que a mobilidade física não está ao alcance de todos os universitários. “É preciso ampliar a mobilidade, e esse é um instrumento [o intercâmbio virtual] para se pensar a ampliação”, disse o docente. Além disso, a iniciativa impacta positivamente os professores, pois eles entram em contato com novas metodologias de ensino e aprendizagem.

O reitor recebeu o palestrante, ao lado de pró-reitor e outros dirigentes

O intercâmbio virtual pode ser utilizado em projetos curtos ou longos, envolvendo uma ou mais disciplinas de cursos similares ou complementares. As interações entre os alunos podem ser síncronas ou assíncronas e estão comumente estruturadas em grupos com, pelo menos, duas pessoas de cada instituição. É possível fazer uso de ferramentas específicas de aprendizagem on-line ou de outras tecnologias, como Skype e Google Docs. Todo o processo é orientado por professores.

Para o reitor Anísio Brasileiro, as universidades devem estar em sintonia com o mundo contemporâneo, no qual se destacam as TICs, a digitalização, a internet, as conexões em rede e outras tecnologias. Ele elencou quatro desafios principais da educação neste cenário: a sala de aula global, a interdisciplinaridade, a formação em línguas e a internacionalização. “O mundo globalizado traz desafios que a UFPE, nos seus 71 anos, enfrenta com competência e com dedicação. E são esses desafios que nos fizeram trazer o professor [GianMario Besana] aqui”, afirmou.

GABINETE – Antes da palestra, o reitor Anísio Brasileiro recebeu, em seu Gabinete, o professor GianMario Besana; a diretora de Relações Internacionais da UFPE, professora Maria Leonor Maia; o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes; e o assessor do Gabinete do Reitor da UFPE, professor Mariano Aragão.

PALESTRANTE – GianMario Besana é professor na Faculdade de Computação e Mídia Digital da DePaul University, que fica em Chicago, Estados Unidos. O portfólio dele compreende o processo de internacionalização da instituição e as operações de aprendizagem on-line.

Data da última modificação: 13/11/2017, 08:32