Orquestra Filarmônica e Coro Projeto Samuel se apresentam na Concha Acústica

Projeto de extensão é coordenado pelo professor Jailson Raulino, do Departamento de Música

A Concha Acústica da UFPE sediou, na última quarta-feira (25), a apresentação da Orquestra Filarmônica e Coro Projeto Samuel Musical 2021, com o musical “Oh Dia Feliz”, sob coordenação do professor Jailson Raulino, do Departamento de Música. Foi o encerramento das oficinas de música do Projeto Samuel neste ano.

O projeto é desenvolvido através de oficinas de música do Projeto Samuel, a partir de atividades de vivências musicais em nove unidades dos Centros de Desenvolvimento Integral Vida da Fundação AIO de Educação e Assistência Social, nas comunidades de Santo Amaro, Ilha de Deus, Aguazinha, Mustardinha, Ibura, Ponte Preta, Nova Descoberta, Tabatinga e Pirapama, em parceria com o projeto de extensão “Vivências Musicais – Orquestra Filarmônica Jovem”, liderado pelo docente.

Adolescentes do Projeto Samuel, coordenadores e gestores da UFPE

Na programação, houve interpretação das seguintes obras: L. v. Beethoven - Trecho Vocal para cordas (adaptação Diêgo Rodrigues), W. A. Mozart - Quarteto K. 317d para Clarinete e Cordas – Allegro Moderato, Audrey Nicole Assad - Holy Holy Holy, Frank Sinatra - My Way (arranjo Edson Rodrigues – versão Edson Coelho), Hillsong - Still (descansarei), Edwin R. Hawkins - Oh Happy Day (do filme Mudança de Hábito).

O musical emocionou todos os presentes, entre eles, mantenedores, parceiros e familiares dos jovens atendidos pelo Projeto Samuel, o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo e o diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Helio Pajeu, saudando professores, bem como aos jovens instrumentistas e coristas pelo belo trabalho realizado.

“Um belo exemplo de integração entre a universidade pública e a sociedade. Trabalho desenvolvido pelo Departamento de Música do CAC, que envolve a participação de crianças e adolescentes da rede de ensino público e que estão aprendendo e fazendo da música um instrumento de resiliência. Parabéns ao CAC, ao Departamento de Música e à UFPE”, disse o vice-reitor.

“A iniciativa tem interface entre a academia, a escola pública e a sociedade civil, como instrumentalização para diminuição das consequências causadas pela pandemia da covid-19. Nosso objetivo é promover atividades musicais agregadas às demandas atuais, inclusive na busca por amenizar os efeitos causados pelo distanciamento social submetido às escolas, orquestras e coros do mundo”, destacou o professor. “A proposta do musical vem a concretizar essa conexão, reafirmando que a universidade é lugar das juventudes, da cultura e da arte. Ficamos muito contentes de alguma forma colaborar no fortalecimento deste projeto, que tem como público-alvo estudantes de escolas públicas, que, no dia a dia, buscam melhores condições de vida, novos aprendizados e valorizar a vida em comunidade”, afirmou.

Data da última modificação: 26/11/2021, 15:47