Núcleo de Estudos da Subjetividade na Arquitetura publica Diário Pandêmico na plataforma portuguesa Passeio

NusArq é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE

Textos escritos por graduandos, mestrandos e doutorandos ligados ao Núcleo de Estudos da Subjetividade na Arquitetura (NusArq) compõem o Diário Pandêmico, publicado pela Universidade do Minho, em Portugal, na plataforma de arte e cultura urbana Passeio. O NusArq integra o Laboratório Interdisciplinar de Arquitetura – Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Fenomenologia e Imaginários (LiArq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPG-MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“O Diário Pandêmico, como o denominamos, foi originalmente apresentado durante a realização do seminário ‘Conversas sobre a casa – uma abordagem subjetiva e interdisciplinar’, realizado, virtualmente, em abril de 2021, em plena pandemia”, explica a professora Lúcia Leitão, coordenadora do LiArq. Ela explica que as pesquisas realizadas pelo NusArq se apropriam de alguns dos conceitos basilares da psicanálise a fim de construir um lastro teórico que possibilite a compreensão das razões psíquicas da Arquitetura.

“Considerando-se as referências teóricas com as quais trabalhamos, o ‘Fique em casa!’, imperativo, destinado a todos na pandemia, ofereceu uma oportunidade única para refletimos sobre a casa para além das suas funções mais evidentes –comer, dormir, descansar –, para se mostrar como elemento incontornável na experiência de existir, de estar no mundo, como diria Heidegger, e de nele sobreviver, de modo em tudo distinto do que se tinha experienciado antes, quando a realização das múltiplas atividades humanas e, principalmente, o imprescindível encontro com o outro tinha lugar nos diversos espaços que compõem a arquitetura da cidade”, explica a professora, na introdução da obra.

Professora Lúcia Leitão

lucia.leitao@ufpe.br