Núcleo de documentação da UFPE convida para debate sobre arquivos e movimentos sociais durante Semana Nacional de Arquivos

Participam da conversa as professoras Maria do Socorro Abreu e Lima e Leonilde Servolo de Medeiros

O Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (Nudoc), núcleo de extensão da UFPE, participa, amanhã (10), de debate sobre arquivos e movimentos sociais. A conversa, que acontece no âmbito da 5ª Semana Nacional de Arquivos, é promovida pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), referência em arquivos de movimentos sociais. A transmissão ocorre a partir das 16h pela página do Cedem no Facebook.

O evento ocorre no âmbito da 5ª. Semana Nacional de Arquivos, que acontece até a próxima sexta (11) com o tema “Empoderando Arquivos”. A coordenadora adjunta do Nudoc, Maria do Socorro Abreu e Lima, junto à coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (NMSPP) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Leonilde Servolo de Medeiros, conduzem a discussão.

O Nudoc foi criado em 2005 por professores e alunos dos Departamentos de História, Comunicação Social e Serviço Social da UFPE. O núcleo tem como objetivo ampliar o diálogo entre a Universidade e os movimentos populares. Tem as funções de recolher, organizar, disponibilizar e salvaguardar a memória de sindicatos, associações comunitárias e entidades estudantis; incentivar estudos e pesquisas; além de dialogar com movimentos sociais, rurais e urbanos sobre a importância da preservação de sua história. O Nudoc tem um acervo que contém documentos e materiais bibliográficos e hemerográficos (jornais e outras publicações periódica) do século XX e XXI. Parte desse acervo é composto por panfletos, boletins e publicações das décadas de 1970 e 1980 sobre organizações populares.

Maria do Socorro é professora aposentada do Departamento de História da UFPE. Mantém atividades de pesquisa voltadas para o mundo do trabalho; relações sociais de gênero; direitos; mulheres; sindicalismo rural e urbano; e resistência política e social durante o regime militar. É autora da obra “Construindo o sindicalismo rural: lutas, partidos, projetos”, que teve edição lançada em 2012 pela Editora UFPE.

A professora Leonilde é ligada ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ e membro do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura da mesma instituição. Sob uma perspectiva sociológica, tem pesquisado sobre movimentos sociais rurais, políticas fundiárias, assentamentos rurais, dimensões políticas do agronegócio, relações entre direito e conflitos sociais rurais; resistência e organização dos trabalhadores rurais durante o regime militar (1964-1985). É autora da obra “Ditadura, conflito e repressão no campo: a resistência camponesa no estado do Rio de Janeiro”, lançado em 2018 pela Editora Consequência.

@nudoc.ufpe
contato.nudoc@ufpe.br