Mostra coletiva “ReToque” apresenta ensaio fotográfico sobre corporalidades

Exposição apresenta fotografias de 90 estudantes dos cursos de bacharelado de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual da UFPE

A abertura da exposição fotográfica ReToques: um ensaio sobre corpos acontece hoje (12), às 18h, na sala de exposições do Museu Murillo La Greca. A mostra é resultado das disciplinas de Introdução à Fotografia dos cursos de bacharelado de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A exposição apresenta fotografias de 90 estudantes sob a coordenação e curadoria da professora Fernanda Capibaribe, do Departamento de Comunicação, e monitoria de Marcos Santos e Tarciso Barbosa. Ela fica aberta até o dia 31 e pode ser vista de segunda a sexta, das 9h às 17h.

O tema surgiu da percepção de como as corporalidades foram afetadas, postas em conflito e ressignificadas pelo processo pandêmico. O que pode um corpo? Como defini-lo? São perguntas que guiam o processo de criação das obras a partir das nuances que configuram aspectos físicos e simbólicos relacionados a diversas corporalidades possíveis. O desafio foi traduzir em imagens os corpos em sua pluralidade, não apenas a partir desse contexto, mas entendendo que os discursos que os habitam dialogam com diversas camadas da existência.

As turmas de Introdução à Fotografia acontecem todo semestre no Departamento de Comunicação. A parceria com o Museu Murillo La Greca, onde a exposição ocorre regularmente, vem sendo firmada há quase cinco anos. Com a impossibilidade de acontecer de forma presencial há dois anos devido à pandemia de covid-19, ReToque reinaugura o evento num cenário de reabertura e mais segurança no Estado.

Professora Fernanda Capibaribe
Data da última modificação: 12/05/2022, 18:05