Notícias Notícias

Voltar

Mestre pela UFPE publica livro “Estudo de caso sobre a Embrapii”

Obra é resultado da pesquisa realizada no Profnit pelo advogado e engenheiro Pedro Paulo Spencer Soares

O livro intitulado “Estudo de caso sobre a Embrapii: indicadores de inovação e sustentabilidade”, de autoria do advogado e engenheiro químico Pedro Paulo Spencer Soares, foi publicado no último mês, pela Editora Dialética, e está disponível para compra em sua versão física no site da editora. Já a versão digital do livro pode ser acessada em diversos marketplaces, como, por exemplo, a Google Play. A obra é resultado da pesquisa de mestrado realizada pelo autor na Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE.

A obra será lançada no dia 20 de abril, no auditório da OAB/PE, das 16h às 19h, durante as comemorações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado em 26 do mesmo mês, conjuntamente com outros lançamentos de autores renomados.

A pesquisa de mestrado que originou o livro teve como objetivo diagnosticar as políticas de inovação e conjunto de disciplinas utilizadas pelas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), especificamente, no que diz respeito à aplicação de ferramentas de gestão de propriedade intelectual e de conformidade/integridade.

Resumo do livro

O modelo operacional Embrapii, especificamente, no que concerne à sua governança corporativa, incentiva a utilização de políticas de Compliance e de Inovação. A obra “Estudo de caso sobre a Embrapii: indicadores de inovação e sustentabilidade” trata da realização de um diagnóstico sobre as políticas de Inovação e Compliance levadas a efeito pelas Unidades Embrapii, especificamente, no que concerne à utilização de ferramentas de gestão de propriedade intelectual e de conformidade/integridade. A abordagem utilizada teve foco em análises de registros institucionais, bem como, por meio da coleta de informações junto às áreas responsáveis pela implementação, execução e acompanhamento dos projetos de inovação. Apresenta uma análise sobre a parceria realizada entre a Embrapii e o MCTI no âmbito da execução do contrato de gestão; em um segundo momento, foi realizado diagnóstico por meio da aferição da performance de suas unidades, sobre a utilização das políticas de gestão relacionadas aos construtos estabelecidos pelos binômios Produtividade X Gestão da Inovação e Sustentabilidade x Gestão de Compliance e, por fim, apresenta uma análise final com a valoração dos impactos produzidos com a utilização das referidas políticas de gestão.

Data da última modificação: 30/03/2022, 11:54