Mestre pela UFPE lança livro “Experiências religiosas de comunidade no ciberespaço”, pela Editora UFPE

Publicação é fruto da pesquisa de mestrado de Hudson Ramos, atualmente aluno do curso de Jornalismo da Universidade

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hudson Ramos lança, na próxima quinta-feira (6), o livro “Experiências religiosas de comunidade no ciberespaço”. O evento ocorre no Miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE e começa às 10h (o espaço fica no térreo).

A publicação, lançada pela Editora UFPE, é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida por Hudson Ramos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), sob orientação da professora Karla Patriota e coorientação da professora Yvana Fechine.

“As redes sociais digitais têm ocupado um lugar de destaque nas novas formas de socialização em rede, sendo terreno fecundo para o surgimento de comunidades online com particulares potencialidades de interação, relações de poder e autonomização da produção e difusão de conteúdo”, avalia Hudson Ramos, na dissertação que baseia o livro.

“A nossa pesquisa, a partir deste cenário, buscou problematizar tais dimensões e investigar um tipo de comportamento que parecia emergir, de forma ampla e recorrente no ambiente on-line. Para isso, nossa provocação centralizou-se na pessoa do padre Reginaldo Manzotti, celebridade midiática religiosa atual, jovem, católica. Uma autoridade religiosa que, além de estar presente nas redes sociais digitais como o Facebook, possui uma larga performance nos meios de comunicação tradicionais massivos como o rádio e a televisão, além de ser escritor, compositor e cantor”, continua o autor, que, desde 2021, é estudante de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social (DCOM) da UFPE. Antes do mestrado, ele já havia concluído a graduação Rádio, TV e Internet na mesma instituição.

A professora Karla Patriota apresenta a obra de seu ex-orientando como “um livro atual e revelador das possibilidades e nuances para as contemporâneas vivências comunitárias em rede. Leitura indispensável para todos aqueles que desejam entender os diversos diálogos, negociações e entrelaçamentos entre os campos da religião, da mídia e das experiências comunicacionais, oferecidos sob o olhar atento de Hudson, com seu cuidadoso levantamento conceitual e teórico, e criteriosa análise do fenômeno em pauta”.

Hudson Ramos

hudson.ramosc@ufpe.br