Instituto de Arte Contemporânea inaugura exposição virtual Diversidade UFPE

A UFPE, através do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), dá início hoje (22) à exposição virtual “Diversidade UFPE”. A mostra faz parte da programação do I Festival de Cultura da UFPE, que acontece até o próximo dia 30 com mesas de debate, rodas de diálogo e apresentações artístico-culturais.

O festival é uma iniciativa da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a ideia é que, a cada ano, o festival se dedique a investigar um grande tema que vai pautar suas atividades e curadorias. Nesta primeira edição, em parceria com o Núcleo de Políticas LGBT da UFPE, a iniciativa se transforma em uma grande homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+.

Os trabalhos que serão apresentados pelo Instagram do IAC (@iacbenfica) traduzem vivências e experiências de pessoas LGBTQIA+ através de diversas perspectivas. Corpos e sensibilidades trans, afetividades homossexuais, a resistência transformada em poesia. O público verá a tradução desses temas em diversos suportes: fotografias, pinturas, gravuras e poemas.

As obras foram selecionadas a partir de uma chamada pública e avaliadas por uma equipe de avaliadores ad hoc formada por artistas e pesquisadores LGBTQIA+. A mostra é composta por trabalhos de artistas e poetas: Alanys, Brenda Bazante, Gabriella Lima, Guilherme Santos, Kaísa Andrade e Manu Monteiro.

A programação completa do I Festival de Cultura UFPE: Diversidade será apresentada nos próximos dias. Já foram confirmadas as participações de artistas e ativistas importantes da causa LGBTQIA+, como Jéssica Caitano, Romero Ferro, Jéssica Tauane e Libra.

Data da última modificação: 22/06/2021, 17:17