Instituto Confúcio e UFPE planejam próximas ações de colaboração acadêmica entre Brasil e China

Seminário “Fighting Poverty in a Digital Economy”, realizado em novembro, é um dos frutos dessa parceria

Iniciativas de colaboração acadêmica entre a China e o Brasil foram tema de uma reunião realizada ontem (26) entre representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Confúcio, da Escola de Economia da Universidade Central de Finanças e Economia (CUFE). Na ocasião, ações promovidas até o momento foram apresentadas ao reitor Alfredo Gomes e ao vice-reitor Moacyr Araújo. Em seguida, o presidente do Instituto Confúcio UPE, Peng Xiantang, falou sobre possibilidades para futuras ações.

Foto: Danilo Souza

No encontro, foi debatida a ampliação das parcerias já existentes

Também participaram da reunião a coordenadora de Assuntos Internacionais da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, Rebeca Amorim, e os professores Xu Kerou (Instituto Confúcio), Zhang Chenghan (Instituto Confúcio) e Ricardo Chaves (UFPE).

Um dos temas da reunião foi o Acordo de Colaboração Acadêmica, Científica e Cultural firmado em janeiro deste ano entre o Departamento de Economia da UFPE e a Escola de Economia da Universidade Central de Finanças e Economia (CUFE), sediada em Beijing. Comércio internacional, segurança alimentar, energia renovável, impactos ambientais e economia digital são as principais áreas de interesse do acordo.

O professor Ricardo Chaves (UFPE) apresentou o andamento dos trabalhos: “Um de nossos alunos, Lourenzo Donato, escreveu a monografia dele em inglês e a defendeu com a presença de um professor chinês. Temos outros trabalhos caminhando, como uma pesquisa sobre segurança alimentar focada no desperdício de alimentos. Ela está em fase de organização para publicação”.

O acordo de colaboração foi firmado entre as instituições com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto; a participação em comitês acadêmicos de teses, dissertações e monografias de conclusão de cursos de graduação; as visitas de intercâmbio feitas por professores e alunos; e o estudo sobre a língua e a cultura do Brasil e da China.

“Tivemos algumas experiências e esperamos poder realizar intercâmbios mais profundos no futuro, já que a situação está melhorando com a diminuição gradativa da pandemia de covid-19”, afirmou Peng Xiantang, que completou: “Acadêmicos dos dois países podem realizar publicações em conjunto. No próximo ano, alguns professores chineses virão para o Recife. Gostaríamos de trabalhar para que brasileiros também possam ir para a China e esperamos retomar o ensino de chinês da UFPE”.

Além de sugerir ações para o futuro, Peng Xiantang lembrou que a UFPE, a CUFE e o Instituto Confúcio UPE realizam mais uma ação ainda em 2022. Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, pesquisadores da China e do Brasil se reúnem no V Sino-Brazilian International Seminar para apresentar trabalhos ligados ao tema “Fighting Poverty in a Digital Economy” (Combate à pobreza em uma economia digital, em livre tradução). O evento será on-line e o prazo para submissão de artigos termina no dia 20 de outubro.

“Segurança alimentar é um tema fundamental para nosso país. Temos interesse em ampliar o prazo de validade deste acordo e também estamos abertos a outras parcerias. Além disso, vamos conversar sobre a proposta de oferecer aulas de língua chinesa. Já tivemos cursos livres, mas podemos ver a possibilidade de oferecer disciplinas na graduação”, afirmou Alfredo Gomes.

Ainda como parte da reunião, o reitor e o vice-reitor da UFPE apresentaram alguns projetos da Universidade. Entre eles, o edital de apoio ao discente estrangeiro de pós-graduação para missão internacional nos campi Recife, Caruaru e Vitória da UFPE, que está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês. Discentes oriundos de países do Brics, África e América Latina têm prioridade no certame, voltado para missões de até três meses de duração que possuam vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Data da última modificação: 28/09/2022, 11:21