Notícias Notícias

Voltar

Inscrição para o curso de extensão Diálogos sobre Natureza, Cosmologias e Territórios vai até amanhã (18)

Capacitação é promovida pela Proexc, em parceria com a Oficina Francisco Brennand

A Oficina Francisco Brennand e o Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e da sua Diretoria de Cultura, oferece o Curso de Extensão “Diálogos sobre Natureza, Cosmologias e Territórios”. O curso é gratuito e integralmente on-line e acontecerá nas terças e quintas, de 20 deste mês a 29 de novembro, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até amanhã (18), pelo site. 

Na segunda edição do curso, realizado numa parceria da UFPE com a Oficina Francisco Brennand, será debatida a forma como diversos grupos sociais se relacionam com a natureza, com destaque para os desafios encontrados por professoras e professores diante da articulação de temas como crise ambiental e climáticas nos cotidianos da escola. Estão entre os participantes confirmados pesquisadoras e artistas como Karine Narahara (RJ/EUA), Ana Mumbuca (TO), Whodson Silva (PE), Joice Paixão (PE), Rodrigo Correa de Lima (PE), Luiza Cavalcante (PE), Iran Xukuru (PE), Jera Guarani (SP), Uýra Sodoma (AM) dentre outros.

Dividido em três módulos, com duração total de 20 horas, o programa traz palestras, painéis e discussões didáticas acerca dos impactos das pessoas sobre o planeta e como isto pode contribuir para a revisão das práticas pedagógicas na contemporaneidade. O projeto, que se encerra no dia 29 de novembro, convida os inscritos a pensarem a forma como diversos grupos sociais se relacionam com a natureza e como suas visões de mundo e práticas, socioculturais e econômicas, incidem no que se tem chamado de crise ambiental, com destaque para os desafios dos docentes na articulação dessas questões, nos cotidianos da escola.

Programação

Módulo 1 - A crise climática tem raça, classe e gênero
20/10 - Conferência: Karine Narahara (RJ/EUA)
25/10 - Diálogo: Whodson Silva (PE) / Joice Paixão (PE)
27/10 - Discussão didática: Rodrigo Correia de Lima - Erem Cândido Duarte (PE)

Módulo 2 - Cuidar da Terra
08/11 - Conferência: Ana Mumbuca (TO)
10/11 - Diálogo: Luiza Cavalcante (PE)/Iran Xukuru (PE)
17/11 - Discussão didática

Módulo 3 - A terra não é dos homens
22/11 - Diálogo: Uýra Sodoma (AM) / Olho do Tempo - Escola Viva (PB) 
23 /11 - Discussão didática: Taíse Alves - Escola das Águas (BA)
29/11 - Conferência

Data da última modificação: 17/10/2022, 14:12