Inaugurado Laboratório de Inovações em Micro-Ondas

Laborarório fica numa edificação térrea, ao lado do prédio do CTG

Fotos: Anderson Lima

Inauguração ocorreu ontem (25), no anfiteatro do DES

O Laboratório de Inovações em Micro-Ondas, gerido pelo Grupo de Fotônica vinculado ao Departamento de Eletrônica e Sistemas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, foi inaugurado, ontem (25), no Campus Recife. A cerimônia foi realizada no anfiteatro do Departamento de Eletrônica e Sistemas, no 4º andar do CTG, seguida de visita ao laboratório, que fica em edificação térrea, ao lado do prédio do CTG, na área do estacionamento do centro. O espaço destina-se a atividades de pesquisa, fortalecendo a formação de estudantes de graduação e de pós-graduação e aproximando a academia do mercado.

No novo espaço, serão feitas atividades práticas e teóricas de pesquisas sobre micro-ondas, linhas de transmissão, biossensores, entre outros aspectos afins, sempre buscando inovações na produção do conhecimento científico e em sintonia com demandas do mercado e de parceiros dos setores público e privado. O local conta com máquina de prototipagem, máquina 3D a laser, equipamentos de metalização, equipamentos usados em alta frequência para link de rádio, gerador de micro-ondas, antenas de alta qualidade, entre outros. A localização do laboratório é estratégica, pois facilita a realização de experimentos em local adequado, o transporte de equipamentos e a manutenção geral do laboratório.

Espaço terá máquina de prototipagem e máquina 3D a laser

De acordo com o coordenador do Laboratório de Inovações em Micro-Ondas, Marcos Tavares, o espaço é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Fotônica. “Esse laboratório surgiu pela necessidade de dar continuidade a um processo [de pesquisas] que foi iniciado há, mais ou menos, 20 anos”, disse ele. “Então, nós temos parte das atividades sendo realizadas no Grupo de Fotônica, e a outra parte das necessidades, que é a prototipagem, e atividades de campo que a gente precisa usar a nossa região ao redor do laboratório, como teste com antena, como o desenvolvimento de malhas de alta frequência, aterramento, vários testes que a gente precisa que sejam realizados numa estrutura deste tipo, uma estrutura que não tenha obstáculos ao redor”, explicou o docente.

O reitor Alfredo Gomes ressaltou a solidez do Grupo de Fotônica e a atuação do grupo no desenvolvimento de pesquisas, na formação dos estudantes e no retorno social com as aplicações práticas dos estudos. “A temática da inovação emerge muito fortemente nos últimos 20, 30 anos. E a nossa Universidade está conseguindo, de uma forma muito consistente, trazer para a pauta da Universidade, de forma coordenada, de forma sistemática, a articulação da temática da inovação como nós temos visto aqui no laboratório”, afirmou ele.

SOLENIDADE – A cerimônia de inauguração reuniu docentes, técnicos administrativos e estudantes. A mesa solene teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do diretor do CTG, Afonso Oliveira; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; do chefe do Departamento de Eletrônica e Sistemas, João Marcelo Teixeira; do coordenador do Laboratório de Inovações em Micro-ondas, Marcos Tavares; da representante dos estudantes Marina de Oliveira Alencar (doutoranda); e da diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Giovanna Machado.

Data da última modificação: 26/08/2022, 16:28