Importância da felicidade na prevenção e enfrentamento do câncer é tema de palestra nesta quarta (27) no HC

“Felicidade na prevenção e enfrentamento do câncer” é a palestra ministrada pelo professor Bruno Severo Gomes, da UFPE, promovida pelo Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, nesta quarta-feira (27), às 9h, no auditório do Departamento de Enfermagem, 1º andar do Bloco A (em frente à portaria 1) do HC.

“Vários meses do ano têm campanha de conscientização sobre a prevenção e tratamento a muitos tipos de câncer. Por isso, decidimos fazer um evento com o foco diferente, mostrando como a felicidade e uma visão positiva da vida têm o poder de impactar em respostas objetivas relacionadas ao tratamento do câncer, como menor toxicidade, maior adesão e melhor qualidade de vida”, explicou o chefe do Serviço de Oncologia do HC, professor Luiz Alberto Mattos (UFPE).

Ele afirma ainda que estudos mostram que a taxa de depressão em pacientes com câncer é três vezes maior que a população geral e que aqueles que têm menos sintomas de depressão, têm taxa de sobrevida maior. “Acreditamos, assim, que a felicidade, sendo antídoto da depressão, certamente beneficia o paciente. Aqui no HC, percebemos nitidamente essa associação em nossos pacientes”, acrescentou.

O evento é aberto a pacientes, profissionais do HC, residentes e estudantes e emitirá certificado de participação. As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail felicidadecancer@gmail.com.

Data da última modificação: 25/11/2019, 15:55