Hospital das Clínicas vai inaugurar o seu Centro de Pesquisa Clínica amanhã (2)

O Hospital das Clínicas da UFPE inaugura, amanhã (2), o Centro de Pesquisa Clínica (CPC) Professor Salomão Kelner, localizado no 3º andar do HC. A cerimônia de apresentação começa às 9h, com a presença do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e do superintendente do HC, Filipe Carrilho, no Anfiteatro 1. Às 10h, acontece o descerramento da placa de inauguração, no CPC.

“Esse é um marco para a pesquisa clínica no HC. A partir daí, vamos fomentar ainda mais a pesquisa e a inovação beneficiando o ensino porque envolve os professores e alunos e favorecendo a assistência aos usuários, que têm acesso a tratamentos e medicamentos novos, muitas vezes, de alto custo. E tudo isso é regido pela ética na pesquisa e sem prejudicar a saúde dos pacientes”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques.

O CPC é composto por duas salas de atendimento, uma sala de coleta de exames, uma de monitoria e uma recepção para os pacientes. Numa segunda etapa, a ser realizada após a inauguração, será disponibilizado um espaço para a conservação e guarda de material biológico (com seus equipamentos, como freezers e geladeiras) e uma sala de reuniões. O CPC estará aberto aos pesquisadores do hospital, incluindo os alunos da graduação em iniciação científica. “O CPC vai ampliar a capacidade do HC em testar novas opções de tratamentos oferecidos aos nossos pacientes com o todo o suporte de protocolos rigorosos de segurança e de medição de resultados e de eficácia”, destaca o superintendente do HC, Filipe Carrilho.

O CPC é o local que vai centralizar a chegada e a captação de pesquisas clínicas, principalmente, as patrocinadas. “É um hub dentro do HC em que empresas serão bem-vindas a realizarem parcerias com os nossos pesquisadores. Isso vai gerar recursos, como acontece em outros hospitais que conseguem sustentabilidade financeira, muitas vezes, com os recursos decorrentes dessas parcerias”, completa Claudia Marques.

INVESTIMENTO - A readequação da estrutura física custou R$ 35 mil, investidos em pintura, troca de forro, ajustes em portas, troca de pisos etc.) e realizada pela equipe de manutenção do HC. Já R$ 364.550,92 vieram de recursos aprovados no Edital CGPITS/Depas 01/2022 - seleção de propostas para implantação ou consolidação de Centro de Pesquisa Clínica em hospitais da Rede Ebserh. Os processos licitatórios foram lançados pelo próprio hospital e pela sede em compras centralizadas de equipamentos e material de consumo (TVs, centrifuga, ultra freezer -20°C e -80°C, mobiliários, computadores etc.). O valor total custou R$ 399.550,92.

Data da última modificação: 02/12/2022, 13:01