Hospital das Clínicas e Lika respondem à altura ao desafio da pandemia

Atendimentos, teleconsultas, webinários e pesquisas foram a tônica das instituições nestes meses

Por Renata Reynaldo

O Hospital das Clínicas (HC-UFPE/Ebserh) e o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela própria natureza do serviço que prestam à comunidade, atuaram de forma peculiar durante esses mais de dez meses desde o início da pandemia. Encararam o desafio de atender, cuidar, curar e propor soluções com bases científicas para a imunização e tratamento da Covid-19. E responderam à altura do esperado para as instituições públicas de saúde e de pesquisa comprometidas com a qualidade e seriedade com o que fazem.

Foto: Passarinho

Unidade de saúde realizou atendimento a 403 pacientes com Covid-19

No HC-UFPE, que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram feitos 4.377 testes do tipo RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 nos profissionais, entre servidores, empregados públicos, terceirizados, residentes e estagiários. Foram realizadas mais de 104 mil atendimentos ambulatoriais e quase oito mil cirurgias entre janeiro e dezembro de 2020, incluindo 403 pacientes com Covid-19 atendidos.

No Núcleo de Telessaúde (Nutes) do HC, foram feitos mais de sete mil teleatendimentos, sendo 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações específicas para pacientes com o novo coronavírus. Com 3.200 profissionais atuando no trabalho de enfrentamento à Covid-19, também foram desenvolvidas no hospital 58 pesquisas relacionadas à doença. Tudo isso contou com a colaboração direta ou indireta de 174 residentes que ingressaram em 2020 e de 343 estagiários novos.

Já o Lika, instituto que pesquisa sobre doenças tropicais no Nordeste brasileiro, é o laboratório principal da Rede Registro Brasileiro de Covid-19 em pacientes com doenças reumáticas imunomediadas (ReumaCoV Brasil), que tem apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia e congrega, até o momento, 38 instituições. O Lika também desenvolveu projetos junto à Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com o propósito de auxiliar a estruturação de uma sala de situação voltada para análise de dados da pandemia. Juntamente com a Genomika Diagnósticos, o Lika auxilia o Laboratório Central do Estado (Lacen) no diagnóstico molecular da Covid-19. Em parceria com a Unicef África, também atua na avaliação de dados epidemiológicos sobre a Covid-19 no Malawi, orientando as autoridades sanitárias do país africano.

WEBINÁRIOS – Para partilhar o conhecimento gerado no laboratório, o Keizo Asami promoveu uma série de webinários relativos ao enfrentamento à Covid-19 com pesquisadores brasileiros, japoneses, ingleses, americanos e africanos, além de autoridades diplomáticas. Em parceria com o Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), o Lika produz boletim diário para SES-PE e o Ministério da Saúde com as análises dos casos de infecção pelo novo coronavírus.

Outras frentes de atuação do Lika são o monitoramento de aglomerações através de drones, fruto da parceria com a Defesa Civil do Estado de Pernambuco, IRRD, CIn e Startup – Healthdrones; a produção de material de orientação de biossegurança sobre como lidar com a pandemia para empresas, laboratórios e outras atividades, assim como o desenvolvimento de sistema para diagnóstico molecular rápido para a Covid-19, em parceria com a Universidade de Nagasaki (Japão) e a empresa Canon-Medical Systems do Brasil. Nesse período de pandemia, o laboratório teve mais de 180 publicações internacionais, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde (PPGBAS), incluindo a revista Nature.

Data da última modificação: 25/01/2021, 08:03