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Hospitais da Rede Ebserh iniciam avaliação de qualidade para melhoria dos serviços

No HC, diversas ações foram e ainda estão sendo realizadas desde abril passado

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Rede Ebserh

Como estão os processos de trabalho assistenciais, administrativos, de gestão e de ensino e pesquisa? É necessário melhorar em alguns aspectos? O hospital é referência para outras unidades? Essa é a avaliação que começa a ser feita, com a nova fase do Programa Ebserh de Qualidade, que consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira. O Hospital das Clínicas da UFPE é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Um dos objetivos da avaliação interna (Avaquali) é sensibilizar os profissionais quanto à necessidade e relevância da melhoria nos processos de trabalho, promovendo uma cultura voltada para o processo de aprendizagem. Os hospitais, inicialmente, vão realizar curso para os profissionais que realizarão a avaliação interna quanto à conformidade das práticas do hospital frente aos requisitos contidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh da Qualidade.

Os profissionais designados para realização da avaliação interna da instituição devem identificar as oportunidades de melhoria, e, em conjunto com as áreas envolvidas, estabelecer prioridades no planejamento das ações com foco na melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente dos resultados.

No HC, diversas ações foram e ainda estão sendo realizadas desde abril passado, quando houve reunião para apresentação do Programa Ebserh de Qualidade, com a chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Claudia Vidal, e com a coordenadora da Avaliação Interna da Qualidade, Renata Tenório. A partir de então, foram realizadas capacitação, treinamento e autoavaliação com os gestores e um curso para formação de Avaliadores Internos da Qualidade. Até o dia15 de janeiro, esses avaliadores vão validar a autoavaliação de cada gestor de processo dos requisitos constantes no Manual Ebserh.

A avaliação interna deve ser concluída até 18 de fevereiro do próximo ano. Essa avaliação não possui finalidade de concessão do Selo Ebserh de Qualidade. No entanto, é uma condição para a avaliação externa. “Para começarmos a falar de qualidade, temos que falar sobre a segurança do paciente. E desde 2014, já trabalhamos essa questão na Rede Ebserh. Mas a segurança do paciente é uma das seis dimensões da qualidade”, lembrou a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade Assistencial, Marcia Dal Sasso, se referindo ao pressuposto de que a assistência à saúde deve ser segura, efetiva, centrada no paciente, oportuna, eficiente e igualitária.

SEQUALI – O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação e, de acordo com o nível de maturidade do hospital, o selo é dividido em quatro categorias.

O selo bronze será concedido aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais (RE), com validade de dois anos. A categoria prata será concedida àqueles que cumprirem, não apenas os requisitos essenciais, mas, no mínimo, 80% de todos os requisitos exigidos, com periodicidade de avaliação de dois anos. O selo Ouro vai para os hospitais que cumprirem, no mínimo, 95% de todos os requisitos, com validade de três anos. E a categoria diamante será concedida aos hospitais que cumprirem 100% de todos os requisitos, também com validade de três anos.

Data da última modificação: 02/12/2019, 14:43