HC utiliza solução inovadora para monitorar oxigenoterapia

O Hospital das Clínicas da UFPE ganhou mais um aliado na assistência aos seus pacientes que fazem uso da oxigenoterapia (o uso do gás medicinal no tratamento de saúde). Trata-se do fluxômetro Atas O2, um dispositivo desenvolvido pela startup pernambucana Salvus Tecnologia, que tem como objetivo o monitoramento e controle preciso do consumo e estoque do oxigênio medicinal. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Essa é uma solução de IoMT (Internet das Coisas Médicas, da sigla em inglês) que permite à equipe multiprofissional de assistência ter acesso a dados precisos da prescrição do gás proporcionando a dosagem correta para o tratamento do paciente, além de gerenciar melhor o uso do oxigênio medicinal evitando desperdícios do produto (e do dinheiro que ele custa) e evitando a perda do tempo de trabalho das equipes que terão um monitoramento mais preciso do paciente. São vantagens clínicas, financeiras e organizacionais”, explica a chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do HC, Shirley Cruz.

Os dispositivos começaram a ser implantados, no último dia 29, na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) e serão instalados também nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) Adulto e Neonatal do HC. Para cada ponto de oxigênio, haverá um dispositivo conectado à internet. “Com esse fluxômetro, a aferição do uso do gás medicinal fica mais precisa e exata porque a mensuração é feita com visualização digital incluindo casas decimais e ainda temos a avaliação em tempo real se está ocorrendo um vazamento ou mau uso do gás, o que impede o desperdício de um insumo que é caro. É a tecnologia auxiliando a assistência à saúde”, pontua o médico infectologista do HC Evônio Campelo Júnior.

Os dispositivos são integrados a uma plataforma inteligente para o acompanhamento e vigilância direta do paciente, tornando possível e acessível as evoluções, auditorias clínicas e financeiras em tempo real. “Para nós, da Salvus, ter esse ambiente de validação num hospital universitário como o HC com foco na pesquisa científica, na educação continuada e estímulo da prática de saúde baseada nas melhores evidências científicas é uma soma de valores. A gente quer levar para a sociedade uma tecnologia que traga impacto, que seja de baixo custo e possa ser incorporada ao SUS. É a tecnologia brasileira ajudando nesse cuidado com o paciente”, ressalta a chefe de Pesquisa e Inovação da Salvus Tecnologia, Neciula Gomes.

O desenvolvimento do Atas O2 começou em 2017, em parceria com o Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), a partir da necessidade de monitorar o consumo de oxigênio medicinal no serviço de home care. “O ATAS O2 passou por diversas fases e, hoje, além do monitoramento do oxigênio, ele fornece o gás, sendo um fluxômetro que digitaliza a quantidade que está indo para o paciente e disponibiliza esses dados no sistema web”, afirma a chefe de Dispositivos Médicos da Salvus, Rafaela Covello.

A validação do Atas O2 no HC virou também um projeto de pesquisa clínica (já aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do hospital), previsto para durar seis meses. O dispositivo também será tema de pesquisa na Western University of Ontario, no Canadá. “O Recife está dentro do cenário da Inovação. Essa é uma pesquisa real e que tem um olhar integral para o Sistema Único de Saúde trazendo uma inovação que seja viável e barata e que traga benefício para a sociedade. Estamos com muita alegria de ter essa parceria com os profissionais do HC, que estão bem engajados”, completa Neciula.

INOVAÇÃO – O HC está criando e estimulando um ambiente para inovação, um dos temas do seu Congresso Internacional, que foi realizado de forma on-line de 22 de novembro a 2 deste mês. Também integra o projeto “Lócus de Inovação em Saúde”, que foi aprovado pelo Edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) 18/2020 – Apoio ao Credenciamento de Ambientes para Inovação. Esse projeto é um consórcio ao lado da Salvus Tecnologia, da UFPE, Universidade de Pernambuco (UPE), Sebrae-PE e as empresas FITec e FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação (instituição fundada pela Faculdade Pernambucana de Saúde e pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – Imip).

Data da última modificação: 07/12/2021, 12:48