HC recebe mais dez pacientes de Manaus na madrugada desta terça-feira (26)

Eles se juntam aos outros cinco pacientes que estão internados no hospital-escola, desde o último sábado (23)

O Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação, vai receber mais dez pacientes de Manaus com Covid-19, na madrugada desta terça-feira (26). Os pacientes saem da capital amazonense às 20h, e a previsão é de que cheguem ao Recife por volta de 1h. No local, será feita uma triagem prévia desses pacientes por uma equipe médica do HC-UFPE/Ebserh e, na sequência, todos seguem ao hospital universitário.

No último sábado (23), o HC recebeu cinco pacientes manauaras com Covid-19. Hoje, todos eles estão estáveis, com boa evolução clínica, e internados na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) da unidade – espaço que, em julho do ano passado, passou por requalificação estrutural para garantir mais conforto e qualidade para os pacientes e profissionais.

Para recebê-los, uma força-tarefa foi montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos. O Hospital das Clínicas da UFPE possui vasta experiência no tratamento de pacientes com covid-19. De abril a dezembro de 2020, foram atendidos 403 pacientes com o novo coronavírus; foram realizadas dezenas de treinamentos e atualizações com as equipes; foi disponibilizado acesso gratuito a ferramentas que ajudam nas tomadas de decisões clínicas, além do desenvolvimento de atividades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. Atualmente, 58 estudos ligados à Covid-19 estão sendo feitos no hospital universitário, entre as mais de 100 pesquisas desenvolvidas pela UFPE sobre o assunto.

O HC também tem investido no teleatendimento para Covid-19: foram 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações feitas por meio do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes) - unidade de saúde digital do HC. O HC é um hospital universitário de grande porte e alta complexidade, que conta com quase três mil profissionais, distribuídos nas áreas médica, assistencial e administrativa, além de 330 residentes.

OPERAÇÃO MANAUS – Com coordenação do Ministério da Saúde, uma rede de apoio foi criada em todo o Brasil para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação disponibilizou 205 leitos, distribuídos em nove hospitais universitários federais do País, que fazem parte da rede administrada pela Ebserh, com o intuito de ajudar o estado do Amazonas.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)/Ebserh é um deles, e os outros oito hospitais universitários federais são: o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG), Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC) e Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL).

Data da última modificação: 25/01/2021, 19:02