HC realiza treinamento avançado para o tratamento do cálculo renal

Divulgação do conhecimento e tecnologia avançada aliadas à assistência ao paciente. Este será o “Treinamento teórico e prático para tratamento avançado de cálculo renal com Ureterorrenolitotripsia flexível e Nefrolitotripsia percutânea”, promovido pelo Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento, também chamado de “Stone Free Day” (Dia Livre do Cálculo), acontecerá hoje e amanhã (18), das 7h às 12h e das 13h às 18h, no Centro Cirúrgico do HC.

No segundo dia de treinamento, a ação será transmitida ao vivo para alunos de Medicina da UFPE, na sala de videoconferência do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da unidade, localizada no 2º andar. Na ocasião, professores irão explicar aos alunos detalhes dos procedimentos bem como a técnica utilizada.

“A importância desse evento é, primeiramente, a realização dessas cirurgias que irão beneficiar pacientes que se encontram sofrendo com dores devido ao cálculo, além de proporcionar uma formação para residentes e estudantes com equipamentos de alta tecnologia”, destaca o chefe do Serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar.

Durante os dois dias de atividades, serão feitos oito procedimentos, sendo quatro ureteroscopias e as outras serão cirurgias percutâneas, fazendo-se uso de uma nova tecnologia para o tratamento do cálculo renal. No total, seis urologistas e seis residentes irão participar diretamente da ação.

Data da última modificação: 21/02/2018, 17:33