Notícias Notícias

Voltar

HC promoverá série de ações para lembrar o Janeiro Branco, movimento de construção de uma cultura de Saúde Mental

As atividades acontecerão de 23 a 27 deste mês, direcionadas aos usuários e trabalhadores do HC

O Hospital das Clínicas da UFPE promoverá diversas ações para celebrar o Janeiro Branco, movimento que enfatiza a importância do cuidado à Saúde Mental. As atividades acontecerão do dia 23 até o dia 27 deste mês, direcionadas aos usuários e trabalhadores do HC, que é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O objetivo do Janeiro Branco é chamar a atenção das pessoas, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental das pessoas. Aqui no HC, estamos mais um ano abraçando essa causa. Este ano, o tema é ‘A vida pede equilíbrio’”, destaca o psicólogo organizacional do HC, Marcello Santos.

No dia 23, as ações começam com distribuição de folhetos informativos e orientações sobre o cuidado com a saúde mental nas portarias 1 e 4 do hospital, às 7h. Na sequência, haverá ações itinerantes com objetivo de sensibilizar e conscientizar a população do HC nas Enfermarias. No dia 24, começam as rodas de conversa destinadas aos trabalhadores do HC (servidores da UFPE e empregados públicos da Ebserh) e limitadas a cinco pessoas por grupos (nos três turnos) com até duas horas de duração promovidas pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP). Os trabalhadores do HC poderão se inscrever a partir da próxima segunda (16), por este formulário eletrônico. 

Essa ação específica prosseguirá até fevereiro e voltará a ser realizada ao longo do ano, tendo o Janeiro Branco apenas como um marco simbólico inicial. “Precisamos refletir sobre os múltiplos fatores que levam os sujeitos a estados de sofrimento emocional. Esta campanha tem sua importância na sensibilização para a necessidade do cuidado dos indivíduos”, pontua a psicóloga hospitalar do Serviço de Psicologia do HC Mônica Mota.

Dos dias 24 a 26, haverá Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) para os trabalhadores do HC, como sessão de meditação (das 9h às 9h30), musicoterapia (das 9h às 11h), reiki (das 14h às 15h), e shiatsu e ventosaterapia (14h30), no dia 24. No dia seguinte, ventosaterapia. E no dia 26, pela manhã, acontecem sessões de massagem Tuiná e ventosaterapia; e à tarde, meditação. As inscrições acontecem por este formulário. 

No dia 25, na Enfermaria de Oncologia e Clínica Médica, acontecerá uma Oficina Terapêutica facilitada pelas psicólogas hospitalares Cinthia Cavalcanti, Marilia Lopes e Mônica Mota voltada para os cuidados emocionais dos acompanhantes e pacientes internados.

E finalmente, no dia 27, acontece a palestra de encerramento do Janeiro Branco no HC, com o tema “Autocuidado e Motivação no Ambiente de Trabalho”, às 9h30, no anfiteatro 1, mediante inscrição prévia aqui. Os palestrantes serão os psicólogos organizacionais do HC Maria Auxiliadora Carvalho e Marcello Santos.

Data da última modificação: 13/01/2023, 12:53