HC monta programação variada para celebrar o Outubro Rosa

O Hospital das Clínicas da UFPE montou uma programação bem variada para celebrar o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. São atividades que vão desde ações de conscientização e de confraternização, psicoeducativas e oficinas de autocuidado para as usuárias até o Curso “Cuidado Multiprofissional no Câncer de Mama”, nos dias 19 e 20 deste mês, voltado para os profissionais da área de saúde. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Todas estas ações visam chamar atenção para a importância da manutenção do cuidado não apenas no mês de outubro, mas que ele possa ser estendido ao longo de todo o ano. É um trabalho feito por muitas mãos em que cada membro da equipe é essencial. Nossa equipe multiprofissional segue acreditando que as ações realizadas neste mês são importantes para tensionar e conscientizar poderes públicos e a comunidade em geral, incluindo as próprias mulheres já acometidas pela doença”, explica a terapeuta ocupacional Jamylle Brito, uma das organizadoras da programação.

A partir de hoje (4), um Ensaio Fotográfico realizado com algumas das pacientes que fazem tratamento de câncer de mama no HC está sendo exibido no totem no hall da Portaria 1. As fotos serão também expostas, ao longo do mês, nas Portarias 1 e 4. “Essas fotos serão utilizadas para exposição e para a construção de um calendário 2022, idealizado por nossa equipe que reconhece esse momento como importante e necessário para o estímulo ao empoderamento do corpo feminino através da valorização do autocuidado, da ressignificação do processo de adoecimento e dos aspectos relacionados ao gerenciamento da saúde e do bem-estar biopsicossocial”, ressalta Jamylle Brito.

Na segunda semana, no dia 13, haverá a ação “A Importância do Autocuidado”, com fala dos residentes da Multiprofissional, no Ambulatório e Enfermaria de Oncologia, às 14h. Nos dias 14 e 15, acontecem ações educativas nas portarias e em setores dos residentes, entrega de cartilhas educativas sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, tudo a partir das 7h. Também terá um café da manhã para os pacientes do Ambulatório de Quimioterapia, a partir das 8h. No mesmo local, às 10h, acontece aula de alongamento para as pacientes.

Nos dias 27 e 28, acontecerão ações educativas da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) sobre os Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama, nas Enfermarias, a partir das 7h.

O curso “Cuidado Multiprofissional no Câncer de Mama” já teve preenchidas as suas 65 vagas no primeiro dia de inscrições, na última sexta-feira. O evento será presencial para os trabalhadores do hospital universitário, das 9h às 16h40, nos dias 19 e 20, no Anfiteatro 1 do HC.

As ações do Outubro Rosa no hospital universitário são desenvolvidas pela equipe multiprofissional da Oncologia que atua prestando assistência às pacientes e conta com o apoio do projeto de extensão do HC HumanizaREM e colaboradores voluntários.

Data da última modificação: 04/10/2021, 15:59