HC investe em inovação em saúde

Incubadora de projetos em saúde, prontuários digitalizados, novo sistema de gestão estão entre as iniciativas da área

O Hospital das Clínicas da UFPE está cada vez mais voltado para o futuro, marcado por um quarto pilar: a inovação. Exemplos desse olhar para o futuro são as várias ações e iniciativas desenvolvidas no hospital universitário, como a criação do Núcleo de Inovação (HC Inov), a transformação digital, a participação no projeto-piloto da Ebserh no Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH) e até a realização de um Congresso Internacional em Saúde cujo tema é "Inovação e Interprofissionalidade", só para citar algumas. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Precisamos impulsionar ainda mais a inovação em nossos serviços, gerando produtos de valor que possam ser usufruídos por todo o ecossistema de saúde. Precisamos reforçar nosso papel de liderança na pesquisa gerando conhecimento global, formando novos líderes e passando a interagir com mais proximidade com a indústria farmacêutica e demais provedores de recursos. Para que isso aconteça precisamos rever nossos processos e estrutura organizacional. Precisamos executar, mas, acima de tudo, monitorar e criar novas estratégias de cuidados baseadas em indicadores. Com esse redesenho, imagino que estaremos nos preparando melhor para atender às necessidades futuras”, salienta o superintendente do HC, Filipe Carrilho.

O HC-Inov é uma incubadora de projetos de inovação em saúde e está aberto a profissionais e estudantes da instituição que tenham ideias para criação e desenvolvimento de projetos encaminhando sugestões pelo e-mail hcinov.hc@ufpe.br. Um desses projetos já virou produto: a câmara ultravioleta Box UVC iControl para esterilização de máscara N95 eliminando o SARS-CoV-2, vírus que provoca a covid-19. O equipamento saiu do papel e virou protótipo construído em parceria com o Departamento de Física da UFPE e passará por testes em laboratório.

“Nossa ideia foi criar um equipamento que fosse capaz de esterilizar esse material, evitando o descarte precoce e a aquisição de mais máscaras, porém, principalmente, que pudesse garantir uma proteção adequada aos profissionais que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19”, explica o chefe da Unidade de Gerenciamento da Produção Científica e membro do Núcleo de Inovação do HC, Ubiracé Elihimas Júnior.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – A transformação digital consiste em uma série de ações como, a implantação da versão mais atualizada do sistema de gestão AGHU (o AGHUx); prontuários digitalizados; certificados digitais; parceria com a startup Salvus para validação de uma solução IoMT (Internet das Coisas Médicas) nas UTIs do hospital; articulação com o Lócus de Inovação em Saúde, que pretende ampliar a integração do HC no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado em parceria com outras instituições formando um consórcio; além da melhoria da infraestrutura básica da TI com a nova rede wi-fi e a ampliação do parque de computadores nas áreas assistenciais.

Sobre o AGHUx, o sistema de gestão adotado como padrão para todos os hospitais universitários federais vinculados à Ebserh já possui os módulos paciente e internação em funcionamento no HC e, este ano, foi implantado o módulo ambulatorial administrativo e assistencial. Prescrições médica, de enfermagem e multiprofissional, controles do paciente, farmácia e estoque são os próximos módulos a serem implantados. Os módulos de exames e cirurgia serão expandidos para os demais serviços do hospital até o final do ano.

Quanto ao Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH), as tratativas com a Ebserh já começaram, incluindo o mapeamento das potencialidades da estrutura física do HC para a elaboração do Plano Diretor que servirá de base para as melhorias de todos os 40 hospitais da Rede Ebserh.

O HC vai realizar o seu primeiro Congresso Internacional em Saúde, que terá como tema “Inovação e Interprofissionalidade”. Em virtude da pandemia de covid-19, o evento será realizado de maneira virtual, de 22 de novembro a 2 de dezembro, e está com inscrições abertas no site do evento. Já o prazo para submissão de trabalhos vai até o próximo dia 30 e tem como temas: Inovação em educação em saúde; Inovação na atenção à saúde; Inovação na gestão em saúde; Inovação na pesquisa científica e Trabalho de Conclusão de Curso (graduação e residências).

Data da última modificação: 14/09/2021, 21:13