Notícias Notícias

Voltar

HC inaugura PET-Scan e será primeiro hospital público de PE a contar com o equipamento

PET-Scan é um aparelho de diagnóstico por imagem que permite a detecção precoce, o diagnóstico, o acompanhamento e tratamento de câncer

O Hospital das Clínicas da UFPE inaugura, na próxima quarta-feira (11), às 15h, os equipamentos de PET-Scan e Ressonância Magnética, além da reabertura do Centro Cirúrgico Ambulatorial (com quatro salas) e reforma e ampliação do Bloco Cirúrgico, que passa a operar com dez salas (em vez das seis anteriores), pela primeira vez desde a inauguração do HC, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento contará com as presenças do ministro da Educação, Mendonça Filho; do reitor Anísio Brasileiro; e do presidente da Ebserh, Kleber Morais, e do superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro.

Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh

Diagnóstico de câncer é facilitado com o aparelho

A unidade será o primeiro hospital público do Estado a possuir o PET-Scan, aparelho mais moderno no diagnóstico de câncer. O investimento total foi de R$ 11.314.850,00. “Esse conjunto de ações beneficia não só os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também as áreas de ensino e pesquisa, setores fundamentais num hospital-escola”, explica o superintendente Frederico Jorge Ribeiro, que recepcionará mais dez colegas superintendentes de hospitais da região.

O PET-Scan ou PET-CT é um aparelho de diagnóstico por imagem que permite a detecção precoce, o diagnóstico, o acompanhamento e tratamento de câncer e de outras doenças, possibilitando uma visualização eficaz do metabolismo celular. Já a Ressonância Magnética, outro equipamento de diagnóstico por imagem, fornece imagem em alta definição dos órgãos internos do corpo humano por meio da utilização de um campo magnético. Ela consegue detectar anomalias que outros exames por imagem não conseguem.

Data da última modificação: 10/10/2017, 10:37