Notícias Notícias

Voltar

HC inaugura amanhã (9) reforma das instalações e novos equipamentos da Área Assistencial de Medicina Nuclear

A estimativa é que cerca de 350 pacientes sejam beneficiados por mês com a realização de cintilografias dos mais diversos tipos, ajudando a diminuir a fila no Estado

O Hospital das Clínicas da UFPE vai inaugurar, nesta quinta-feira (9), a reforma das instalações físicas da Área Assistencial de Medicina Nuclear e seus novos equipamentos, melhorias que vão possibilitar a ampliação da oferta de serviços, como exames de cintilografia, além de tratamentos contra o câncer com radioisótopos, como a iodoterapia. O evento contará com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; da secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti; do reitor da UFPE, Alfredo Gomes; e do vice-reitor Moacyr Araújo; entre outras autoridades. A cerimônia começará às 11h, no Anfiteatro 1, com pronunciamento das autoridades que irão visitar, às 11h30, o espaço requalificado.  

“Com a nova Medicina Nuclear do HC, vamos ajudar a desafogar a fila que é grande por cintilografias em Pernambuco, já que temos poucos centros que realizam esse tipo de exame tão importante na detecção e acompanhamento de diversas doenças”, explica o superintendente do Hospital das Clínicas, Filipe Carrilho. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

A Área Assistencial de Medicina Nuclear é referência de qualidade ao prestar assistência à população de Pernambuco e de outros Estados do Norte-Nordeste. “Nosso serviço foi pioneiro na Região e um dos primeiros do Brasil, tendo iniciado suas atividades há mais de 30 anos. Por problemas de infraestrutura, teve suas atividades reduzidas, em meados de 2018, passando a operar apenas com o PET-CT, equipamento moderno e fundamental no manejo de pacientes oncológicos. Agora, nossa Medicina Nuclear volta remodelada e completa em sua infraestrutura física e com novos equipamentos de ponta, como a Gama Câmara, entre outros, para ampliar a oferta de serviços diagnósticos e terapêuticos para a população”, destaca a coordenadora da Medicina Nuclear do HC, Simone Brandão. 

A estimativa é que cerca de 350 pacientes sejam beneficiados por mês com a realização de cintilografias dos mais diversos tipos. Além disso, as novas instalações vão favorecer várias outras especialidades médicas e poderão ampliar as possibilidades de pesquisas científicas, o que favorece também o ensino no hospital. “Um dos destaques, sem dúvida, é o retorno da iodoterapia, um tratamento muito importante para pacientes com doenças da tireoide, principalmente hipertireoidismo e câncer. A demanda para este tipo de tratamento está enorme no Estado e, assim, esse problema poderá ser amenizado com a reabertura desse serviço”, ressalta Simone. 

INVESTIMENTO - Cerca de R$ 7 milhões foram investidos com recursos próprios do HC, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e por meio de edital da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, sigla em inglês) para a realização das reformas de readequação e modernização da infraestrutura física tanto da Medicina Nuclear (4º andar) como da Iodoterapia (7º andar), além da compra de equipamentos como a Gama Câmara, esteira ergométrica, Gama Probe, monitores de radiação, computadores, entre outros. 

Entre as reformas, destacam-se a substituição de todos os materiais de revestimento e acabamento antigos por materiais novos de forma a atender às normas técnicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), reforço estrutural da sala da Gama Câmara, criação de novo sistema de climatização central e de detecção de fumaça exclusivos, e substituição das redes elétrica, de gases e hidrossanitária.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:58