Grupo do Departamento de Ciência Política publica artigo no Journal of Applied Mathematics and Physics

Autores são professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Uma equipe de estudantes e professores do Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de publicar o artigo “Why quantitative variables should not be recoded as categorical” no Journal of Applied Mathematics and Physics. Os autores são o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) Antônio Fernandes, o graduando do DCP Caio Malaquias, os professores do DCP Dalson Figueiredo e Enivaldo Rocha e o doutorando do PPGCP Rodrigo Lins.

“A transformação de variáveis quantitativas em categóricas é uma prática comum tanto nos estudos experimentais quanto nos observacionais. O procedimento típico é criar grupos ao dividir a distribuição da variável original em algum ponto de corte na escala de mensuração (média, mediana, moda, por exemplo). É alegado que a dicotomização melhora a inferência causal ao simplificar análises estatísticas. Neste artigo, nós apresentamos algumas consequências adversas de recodificar variáveis quantitativas como categóricas”, explicam.

“Em particular, apresentamos evidência de que categorização normalmente leva à ineficiência e a estimativas enviesadas. Acreditamos que um progresso considerável em nossa compreensão de análise de dados pode ocorrer se pesquisadores seguirem as recomendações presentes neste artigo. A recodificação de variáveis quantitativas como categóricas é uma estratégica metodológica pobre, e os cientistas devem ficar longe dela”, afirmam os autores do artigo.

Data da última modificação: 25/07/2019, 13:03