Notícias Notícias

Voltar

Grupo de pesquisa seleciona idosos com doença de Alzheimer em estágio leve

O voluntário será beneficiado com avaliação física, avaliação cognitiva, prescrição e acompanhamento de exercícios físicos durante o período do estudo

O grupo de pesquisa em Exercício Físico, Nutrição e Sistema Nervoso Central (Gensc) da UFPE está selecionando idosos com doença de Alzheimer em estágio leve e seus cuidadores para participar de estudo que investiga os efeitos terapêuticos do exercício físico e/ou de estimulações cognitivas.

Para participar, é necessário ter mais que 60 anos, ser diagnosticado com a doença de Alzheimer, estar no estágio leve da doença e não possuir limitações físicas, auditivas e visuais. O local de realização das atividades é o Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde (Laefes), no piso térreo do Hospital das Clínicas (HC).

A proposta de intervenção ocorrerá por 12 semanas e, além dos benefícios esperados pelo tratamento que será realizado na pesquisa, o voluntário será beneficiado com avaliação física, avaliação cognitiva, prescrição e acompanhamento de exercícios físicos durante o período do estudo.

O exercício físico nesses pacientes melhora a memória, diminui a dependência, diminui o risco de quedas, melhora a imunidade e reduz os sintomas depressivos. Já a estimulação cognitiva traz os benefícios de melhorar a atenção, a memória e a qualidade de vida, além de aumentar a velocidade de raciocínio.

O Gensc, coordenado pelo professor André dos Santos Costa, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPE, tem a proposta de investigar os efeitos do exercício físico e/ou da estimulação cognitiva sobre aspectos funcionais, cognitivos, inflamatórios e genéticos do idoso com doença de Alzheimer leve.

Mais informações
Paulo Daywson
(81) 98437.4791
paulodaywson@gmail.com

Jhonnatan Santos
(81) 99814.2169
jhonnatanvasconcelos@gmail.com

Data da última modificação: 02/08/2017, 12:56