Giro Nordeste traz hoje (19) a ex-atleta Joanna Maranhão na TVU

Primeira mulher eleita para o COB, Joanna recentemente finalizou mestrado com o trabalho “Violência Interpessoal entre Atletas de Rendimento no País”

A pernambucana Joanna Maranhão está no centro do programa Giro Nordeste de hoje (19), na TVU, canal 11.1, às 20h30. Ex-atleta recordista em várias provas de natação no país e no mundo, ela é a primeira mulher que integra o Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB), mediante eleição realizada este ano. No bate-papo, além da atuação em esporte de alto rendimento, a recifense fala sobre assédio sexual no esporte e sobre a aprovação, há 10 anos, da lei que leva o seu nome e que altera o prazo de prescrição dos crimes praticados contra crianças e adolescentes, entre outros assuntos.

Na conversa, a finalista olímpica admite que teve regalias para conquistar os resultados que alcançou e o quanto é difícil incentivar uma criança carente a perseguir sonhos. “É extremamente desonesto pra mim chegar pra uma criança de baixa renda aos 10 anos de idade e dizer que dá tempo de ela começar a nadar e chegar aos Jogos Olímpicos, quando eu, aos três anos de idade, fui matriculada na melhor escolinha de natação da minha cidade, na época era o Clube Português. Então, já ali, eu saí na frente de muita gente. Eu admitir isso, admitir os privilégios que eu tive de acesso a uma piscina, a uma instrução desde muito cedo, onde eu pude lapidar o talento que era natural e aliar isso a minha vontade de treinar duro, eu tenho que ser muito honesta. E admitir isso em nada diminui o mérito das grandes conquistas”, reflete Joanna Maranhão.

Bacharel em Educação Física e com mestrado finalizado há pouco na Bélgica sobre “Violência Interpessoal entre Atletas de Rendimento no País”, ela avalia o desporto profissional para a saúde em geral: “Esporte de alto rendimento é o contrário de saúde, vamos admitir isso aqui. Não é saudável que eu tivesse as horas de treino, por exemplo. Eu tenho os meus dois ombros subluxados, faria tudo de novo porque eu amo, mas eu tenho uma lesão crônica física derivada de sei lá quantas braçadas que eu tinha que fazer por dia, então isso não é sinônimo de saúde.”

O Giro Nordeste é produzido pela TVE Bahia com a participação remota de comunicadores de emissoras públicas nordestinas de televisão e rádio. Nesta edição, a jornalista da TVU Stella Maris Saldanha é uma das colaboradoras da bancada virtual.

Data da última modificação: 19/08/2022, 15:15