Giro Nordeste recebe hoje (3) o escritor Itamar Vieira Junior

Vencedor de vários prêmios literários é convidado do programa que vai ao ar na TVU, às 20h

O Giro Nordeste conversa hoje (3) com o autor do badalado livro “Torto arado”, Itamar Vieira Junior, vencedor dos prêmios literários Leya, Oceanos e do brasileiro Jabuti. Na roda de conver-sa virtual, o escritor revela a disciplina envolvida na criação de um trabalho literário, fala sobre referências e sobre alguns dos temas citados na obra premiada. Exibido pela TVU (canal 11.1), o programa vai ao ar toda sexta-feira às 20h, com reapresentação às segundas-feiras, no ho-rário das 21h.

Quando questionado sobre o que deveria ser feito no país para aumentar o acesso da popula-ção a livros como “Torto Arado”, Vieira Júnior reflete: “Eu acho que falta incentivo a políticas de fomento à leitura, de aquisição de livros, de infraestrutura de bibliotecas, inclusive nas periferi-as”.

De acordo com o autor, que também é geógrafo e servidor público do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o livro começou a ser rascunhado quando ele tinha 16 anos. No entanto, somente depois de concluir o doutorado, é que Itamar retomou o texto. Fo-ram 18 meses escrevendo e tratando o que viria a ser sua produção mais premiada. É bom lembrar que “Torto arado” só foi editado no Brasil após vencer concurso literário em Portugal e lá ser publicado.

Já quando o assunto é inspiração e fé, o baiano não hesita em discorrer sobre o que pensa. “As pessoas leem a publicação e, quando vêm conversar comigo, pensam que eu sou religioso. E eu digo ‘Olha, a Literatura é a minha Religião’. O escritor reflete que “a Religião e a Literatura têm muitas coisas parecidas, um tanto de ficção, um tanto de fé, de predestinação. E eu gosto de imaginar dessa maneira”.

Na entrevista, Itamar é generoso ao citar suas referências literária. Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, José Lins do Rego e Ariano Suas-suna, todos fazem parte de sua memória afetiva e contribuíram para sua jornada enquanto escritor. Para os novatos na escrita ou que querem se aventurar no meio editorial, o autor su-gere que “escrever é transpiração, se você quer escrever, então tem que aprender a transpi-rar. E eu acho que a disciplina é uma coisa muito importante pra quem escreve”. Ele também aconselha participar de concursos literários.

O programa “Giro Nordeste” é uma produção da TVE Bahia em parceria com comunicadores de emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste.

Data da última modificação: 03/03/2023, 16:48