Notícias Notícias

Voltar

Giro Nordeste, hoje (12), transita pelos esportes amador e de alto rendimento no Brasil

Exibido pela TVU (canal 11.1), às 20h, o programa discute prioridades do Ministério do Esporte com a primeira mulher responsável pela pasta Ana Moser

Foto: Divulgação

Ana Moser aborda orçamento, punição de atletas e debate político

A ex-atleta e atual ministra do Esporte Ana Moser é a entrevistada do Giro Nordeste hoje (12). Na conversa, a gestora dialoga sobre machismo e racismo no meio esportivo, e sobre estratégias para fomentar o esporte amador no país. Ana Moser ainda analisa a trajetória elitista do esporte de alto rendimento no Brasil e a mudança de cenário a partir de ações sociais e governamentais. Também foram assunto a suspensão do jogador de voleibol Wallace pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o posterior aumento da punição em função do descumprimento da medida. Veiculado na TVU (canal 11.1) no horário das 20h, às sextas-feiras, e reapresentado às segundas-feiras, às 21h, o programa conta com a participação da jornalista da UFPE Stela Maris Saldanha na bancada virtual.

Voleibolista nas décadas de 1980 e 1990, Ana Moser fez parte da seleção brasileira que ganhou a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino. “O esporte, de uma maneira geral, é um ambiente conservador. E onde só há pouco tempo é que se tem o trato com o debate político, até mesmo da gestão. O esporte sempre foi conhecido por não ter oposição: dirigentes que se perpetuaram por muitos anos na função e sem disputa entre grupos”, relembra a ex-atleta.

Na entrevista, Moser ainda levanta questões do Ministério do Esporte para a implementação de políticas públicas voltadas à população. “O nosso orçamento é muito pequeno, nós temos como média 0,04% dos recursos pra pasta de Esporte. Isso é a realidade da política federal e também de estados e municípios. E quando você vai pra Europa, essa média é de 0,4%”. A medalhista olímpica ressalta que “o caminho pra desenvolver as políticas de alcançar escala de praticantes de atividade física e esporte no país passa pela articulação com as outras pastas [Educação, Saúde e Assistência Social]”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste.

Data da última modificação: 12/05/2023, 14:30