Gepar realiza festival de dança hoje (10), às 19h

Evento é aberto ao público e acontecerá através de uma transmissão ao vivo no YouTube

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) da UFPE promove, hoje (10), a partir das 19h, o “Festival de Dança do Gepar: Quando eu danço, encanto!”. O evento é aberto ao público e acontecerá através de uma transmissão ao vivo no YouTube

O festival foi idealizado pela professora Auxiliadora Martins que, ao lecionar a disciplina eletiva Educação em Africanidades e Afrodescendências, no curso de Pedagogia, solicitou escritas autobiográficas aos estudantes, na perspectiva do porquê de eles desejam se tornar pedagogos. A professora percebeu que mulheres negras, pobres e mães eram maioria na turma. Ainda nessa perspectiva, a professora viu que as estudantes possuíam as mais variadas habilidades artísticas: cantoras, poetas, pintoras, dançarinas, prestadoras de serviços estéticos e culinários.

Dentre os artistas que participarão da 6ª edição do festival estão Tsumbe Malya, cuja trajetória artístico-pedagógica é influenciada pelas danças do chão de Moçambique e se integra com suas experiências em Pernambuco, e Dandara de Morais, graduanda em Dança pela UFPE, diretora, roteirista e atriz cujos trabalhos confessionais investigam as relações da mulher negra com o mundo, explorando dança, escrita e música.

Apresentações

Kilza Pascoal (Afoxé); Tsumbe Malya (Madzóóka); Dandara de Morais (Dança Autobiográfica); Thiago Lucas, Maria Clara e Luiza Beatriz (Dança pop).

Data da última modificação: 10/06/2022, 15:08