Notícias Notícias

Voltar

Galeria Capibaribe, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), apresenta exposição virtual “Aguardo sua resposta”

Catálogo traz ainda propostas de imersão no processo criativo elaboradas pelo grupo

Cartas anônimas e obras de barro dialogam na exposição virtual “Aguardo sua resposta”, desenvolvida durante a disciplina de Argila II, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de junho e agosto deste ano, sob a orientação da professora Ana Flávia Mendonça. A exibição pode ser vista no Instagram da galeria @galeriacapibaribe, onde também pode ser baixado o catálogo completo com todas as cartas e obras. O catálogo traz ainda propostas de imersão no processo criativo elaboradas pelo grupo.

“Vinte e um: esse é o número de artistas, cartas jogadas ao acaso e obras resultantes do desafio de ser tocado pelas palavras do outro e materializar, no barro, todas as possíveis reverberações. O projeto mistura cartas anônimas e barro, criando diálogos, afetos, respostas (ou talvez mais perguntas), permitindo que – mesmo de forma remota, devido à pandemia da covid-19 – os artistas criassem laços e modelassem narrativas numa perspectiva contemporânea e transformadora”, explica a professora.

A carta curatorial explica mais sobre o processo: “Entregues em um mesmo lugar, e sorteadas aleatoriamente, cada carta – cujo anonimato dava gostinho de mistério e curiosidade – foi recebida por alguém da turma, que a leria e faria então o exercício de se permitir ser tocado com as histórias e palavras do outro. Falando em 'tocar e sentir', foi aí que iniciaram seu segundo desafio: misturar as suas próprias ideias e inquietações com as da carta recebida ao acaso e transpassar isso para o barro. Se a liberdade das palavras havia ocasionado em cartas, agora, o barro daria forma, cheiro e cor aos anseios de todos”.

Data da última modificação: 26/08/2021, 17:24