Formação de professores para a educação básica é tema de evento on-line iniciado hoje (9)

O ciclo segue até amanhã (10) com transmissão pelo canal da UFPE no YouTube

O 1º Ciclo de Diálogos sobre Formação de Professores para a Educação Básica teve início, na manhã de hoje (9), com a participação de docentes, técnicos e estudantes de Pedagogia e demais licenciaturas. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPE, visa a discutir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para as licenciaturas. O ciclo segue até amanhã (10) com transmissão pelo canal da UFPE no YouTube.

Este evento marca o início de uma série de debates ampliados com a comunidade da UFPE. Neste primeiro momento, o ciclo de diálogos está focado nos cursos de Pedagogia, mas haverá novos encontros, ao longo deste ano, com outros temas que envolvem todas as licenciaturas. A UFPE tem atualmente cerca de 30 licenciaturas distribuídas nos campi Recife, Caruaru e Vitória.

“É necessário, nesse momento, nos debruçarmos sobre esse tema, discutirmos com os nossos estudantes, com os nossos técnicos, com os docentes, e ampliar esse debate para que toda a comunidade possa, assim, compreender quais são as questões epistemológicas, que é o tema da mesa de hoje, quais são os embates teóricos e metodológicos, e podermos reformular os nossos currículos a partir daquilo que nós compreendemos, que nós defendemos enquanto proposta de educação para esses cursos”, explicou a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva.

O reitor Alfredo Gomes destacou a relevância do ciclo de diálogos para discutir o processo de formação de professores da educação básica, em aspectos teóricos e práticos. “Todos nós sabemos, e temos repetido, que a educação, ela é realmente algo muito importante, fundamental, imprescindível em toda a sociedade. E, para tanto, nós precisamos de políticas públicas consistentes para fazê-la de qualidade, fazê-la inclusiva, democrática e que traga muitas oportunidades para todos”, afirmou ele.

Além do reitor e da pró-reitora de Graduação, a mesa de abertura teve a participação de Ana Lucia Félix, diretora do Centro de Educação (CE), no Campus Recife; Manoel Guedes, diretor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA); Rejane Dias da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia do CE; Nélio Vieira de Melo, coordenador do curso de Pedagogia do CAA; Everaldo Fernandes da Silva, coordenador de Ensino do CAA; Alba Maria Aguiar Marinho Melo, do Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (Seap) do CAA; e Nancicleide Chaves dos Santos Ferraz, chefe da Escolaridade de Pedagogia do CE.

A programação de hoje (9) contou ainda com a mesa “Embates epistemológicos da DCN de Formação para o Curso de Pedagogia: questões emblemáticas”. Os palestrantes foram Edson Francisco de Andrade (CE) e Janssen Felipe da Silva (CAA), com mediação/coordenação da pró-reitora Magna Silva.

Amanhã (10), das 9h às 12h, acontece a mesa “A política pública de Formação de Professores dos anos iniciais: impactos das novas proposições para o curso de Pedagogia”, com as palestrantes Janete Maria Lins de Azevedo (CE) e Lucinalva A. A. de Almeida (CAA). A mediação fica por conta de Orquídea Maria de Souza Guimarães Paulino (CE e Diretoria de Desenvolvimento do Ensino – DDE/Prograd). As inscrições são on-line e gratuitas.

secdde.prograd@ufpe.br

Data da última modificação: 09/06/2021, 16:52