Everton Botelho Sougey recebe título de Professor Emérito da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conta com um novo professor emérito. O título foi entregue ao médico e professor Everton Botelho Sougey, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro) em reconhecimento aos serviços prestados à Universidade e à sociedade em geral na área médica. “Este é um momento especial, no qual a UFPE distingue o professor que tem uma vida bastante dedicada à missão da Universidade”, disse o professor Everton. “Só tenho palavras de agradecimento e continuo na luta pelo engrandecimento da Universidade e da região”, completou o agraciado. A sessão solene de outorga do título foi realizada na manhã da última sexta-feira (10), no Auditório João Alfredo, no prédio da Reitoria.

Fotos: Raul Holanda

Reitor e vice-reitor entregam o diploma ao novo emérito

O discurso panegírico foi proferido pelo professor Raul Manhães de Castro, do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e professor emérito da UFPE. “O professor Everton Botelho privilegiou e ainda enaltece a Universidade Federal de Pernambuco com considerável parte de sua existência”, disse o professor Raul. Além de amigos de longa data, Everton foi o primeiro preceptor de Raul Manhães no Hospital Psiquiátrico de Pernambuco.

“Nossa vitrine se fortalece a cada dia quando nós damos títulos a pessoas como o professor Everton Botelho. Muito obrigado pela cooperação desses anos todos e pela dedicação de vida para nossa Universidade Federal de Pernambuco”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo. “Ter Everton na galeria de professores eméritos engrandece a Universidade Federal de Pernambuco. Ele é uma referência para fazer as mudanças necessárias nesse País e nas instituições que acreditamos serem fundamentais para consolidar um Brasil com muita igualdade, democracia e pluralidade”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

Além do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo e do professor Raul Manhães, a mesa solene do evento teve ainda a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro; do vice-diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Tércio Souto Bacelar; e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro), Ana Elisa Toscano.

Auditório ficou lotado na cerimônia da homenagem na sexta-feira (10)

HOMENAGEADOEverton Botelho Sougey possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco, mestrado em Psiquiatria pela Universidade Paris-Descartes, na França, doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente em temas como depressão, esquizofrenia, diagnóstico, diagnóstico computadorizado e neurociências.

É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro), tendo atuado na criação desse programa. Foi coordenador e fundador do Núcleo de Pesquisa e Avaliação Comportamental em Grupos de Risco (Nupac-GR-UFPE), exerceu o cargo de diretor adjunto da Região Nordeste da Associação Brasileira de Psiquiatria e presidiu a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria no período 2014-2016.

Everton Botelho tem mais de 170 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas clínicas da Psiquiatria e Psicofarmacologia, orientou diversos trabalhos acadêmicos concluídos e publicados durante a formação de residência médica, mestrado e doutorado, além de orientações em andamento. É presidente de honra da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco. A proposta de concessão do título é oriunda do Posneuro, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE.

Data da última modificação: 14/03/2023, 15:14