Evento socializa experiências do Pibid e RP UFPE 2020-2022

O evento “Socialização de Experiências Pibid e RP UFPE 2020-2022” foi realizado, no último dia 24, com abertura transmitida no canal do Lemape no YouTube. Com a temática “Do chão da escola à nuvem de dados: que desafios e impactos para a Educação Básica e a formação de professores?”, o encontro trouxe à pauta os desafios do período remoto vivenciado na pandemia da covid-19, as experiências e a articulação entre os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), numa perspectiva de construção do diálogo entre as áreas do conhecimento.

Os representantes da UFPE na abertura foram o reitor Alfredo Gomes; a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva; a diretora de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Kátia da Silva Cunha; a coordenadora de Apoio Acadêmico da Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA)/Prograd, Vera Lúcia Dutra Facundes; a coordenadora institucional do Pibid, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho; e a coordenadora institucional do RP, Cristiane de Arimatéa Rocha. Também houve a participação da secretária executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Coelho Vieira Selva.

O reitor Alfredo Gomes destacou a importância da educação e da formação de professores para o desenvolvimento do país. “Trabalhar no processo formativo de professores e professoras, de forma articulada com as redes municipais, com a rede estadual, coloca a gente numa perspectiva de se engajar para fazer o processo de transformação”, afirmou ele.

A pró-reitora Magna Silva lembrou os desafios que o período da pandemia da covid-19 trouxe a docentes e estudantes devido ao ensino remoto. Apesar das adversidades, segundo ela, no contexto do Pibid e RP, o empenho das equipes resultou em bons frutos: “Cerca de mais de 800 pessoas participando, sendo beneficiadas, tendo um percurso formativo de qualidade, tendo uma perspectiva de formação que interage com a escola, que é desenvolvida na escola e para a escola, onde a Universidade se dispõe a dialogar com seus pares”, relatou.

A abertura do encontro contou com a palestra “Pibid e Residência Pedagógica: desafios e perspectivas”, da professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, da Univates/Forpibid RP. Ao longo do dia, também foram realizadas 18 rodas de diálogos e 180 relatos de experiências, via Google Meet. O evento contou com 56 docentes coordenadores de sessão, 58 monitores e 852 autores de trabalhos de diversas temáticas. As discussões promoveram uma importante troca de conhecimentos que servem ao constante desenvolvimento dos programas envolvidos.

Data da última modificação: 28/03/2022, 15:30