Evento inaugura obras de requalificação do Sistema Integrado de Saúde (SIS)

Equipamento comunitário é voltado à promoção da saúde, bem-estar, educação, cultura e lazer da população

Equipamento comunitário voltado à promoção da saúde, bem-estar, educação, cultura e lazer da população, o Sistema Integrado de Saúde (SIS), localizado no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, passou por obras de requalificação de suas instalações. O evento de inauguração das melhorias ocorreu na última quinta-feira (22) e contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, e da secretária municipal de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Foto: Anthony Santana

O evento de inauguração contou com a presença do reitor Alfredo Gomes

Na requalificação, o equipamento passou por uma reforma total na cobertura, teve a implementação de um novo Ambulatório de Ações Integradas e de um Centro Coordenador da Rede SUS Escola, melhorando as instalações e oferecendo um melhor atendimento aos usuários. O SIS é mantido a partir de parceria entre a UFPE e a Secretária de Saúde do Recife, tem apoio de diversos centros acadêmicos da Universidade e conta com a atuação de 27 terapeutas ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Eu gostaria de expressar toda a minha alegria pelo trabalho aqui realizado por várias mãos, várias pessoas. Estou fechando o ciclo no momento desta entrega que nós estamos fazendo. Agradeço o amor maior que me move, seja em sua expressão material ou imaterial que está aqui presente em uma força social incrível que faz, mesmo com as fragilidades visíveis, com que uma força de vida e uma generosidade habitem aqui”, disse, abrindo a série de discursos, a coordenadora do SIS, Ângela do Nascimento.

Todos os presentes que discursaram foram enfáticos ao falarem da importância da reforma do SIS. Ivan Moraes, vereador da capital pernambucana, disse que o serviço desempenha um papel que demonstra como a saúde deve ser, com uma sociedade junta, que participa. “A gente tem que compreender a saúde para muito além de médico, remédio e exame. Sei que o SIS não parou nenhum dia enquanto ainda estava sendo reformado, mas agora a gente pode voltar para casa”, completou.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, foi incisivo na defesa das universidades públicas e ressaltou os frequentes ataques à educação vivenciados nos últimos anos. “A ideia central é que nós possamos, com paciência e muito diálogo, construir pautas que são fundamentais para o fortalecimento da universidade e de toda a rede de equipamentos sociais que estão vinculados a esta instituição, que envolve, por exemplo, o SIS, os museus, as memórias e outros equipamentos que serve muito bem a população”, afirmou o reitor.

O evento de inauguração das obras de requalificação do SIS teve ainda a presença da diretora e da vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cinthia Alves e Daniela Feitosa, respectivamente; da vice-coordenadora do SIS, Delâine Melo; do superintendente do Hospital das Clínicas da UFPE, Felipe Carrilho; do superintendente de Projetos e Obras da UFPE, Carlos Falcão; da representante das Unidades de Cuidados Integrais de Saúde, Shirley Montenegro; e da representante do fórum de usuários do SIS, Ayres Sales; entre outros.

Data da última modificação: 26/12/2022, 14:57