Especialização em Nutrição na Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica da UFPE abre inscrições para segunda turma

Aulas serão realizadas no formato presencial

O Curso de Especialização em Nutrição na Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, oferecido pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está com inscrições abertas para a segunda turma até o dia 16 de fevereiro. O início das aulas está marcado para os dias 10 e 11 de março. Elas ocorrerão de maneira presencial, às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 20h, no Memorial da Medicina de Pernambuco.

São disponibilizadas 50 vagas para esta segunda turma. A pré-inscrição é realizada mediante o preenchimento deste formulário (até o dia 31 deste mês, não será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 50). A mensalidade custa R$ 400. O curso tem duração 24 meses (até fevereiro de 2025) e a carga horária de 360 horas é dividida entre as disciplinas a seguir.

• Epidemiologia da obesidade (15h)
    • Metodologia da pesquisa científica (15h)
    • Metodologia do ensino (15h)
    • Bioestatística (15h)
    • Fisiopatologia da obesidade (15h)
    • Comportamento alimentar e transtornos alimentares (15h)
    • Avaliação nutricional pré e pós-operatória (30h)
    • Dietoterapia na obesidade e síndrome metabólica (30h)
    • Cirurgia bariátrica: Aspectos cirúrgicos (15h)
    • Alterações metabólicas da cirurgia bariátrica (15h)
    • Microbiota na obesidade e cirurgia bariátrica e metabólica (15h)
    • Preparo pré-operatório multidisciplinar (15h)
    • Dietoterapia no pré-operatório de cirurgia bariátrica e metabólica (15h)
    • Dietoterapia na cirurgia bariátrica (105h)
    • Cirurgia metabólica (15h)
    • Paciente bariátrico tardio (15h)

A especialização é coordenada pela professora Goretti Burgos (UFPE) e tem como vice-coordenadora a professora Silvia Alves (UFPE). O corpo docente também conta com professores da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UnB).

O grupo é formado por: Bruna Lúcia de Mendonça Soares (SES/EP), Celina de Azevedo Dias (Ufal), Cristiane Maria Araújo Tavares de Sá (UPE), Daniela Oliveira Magro (Unicamp), Denise Maria Martins Vancea (UPE), Denise Sandrelly Cavalcanti de Lima (UFPE), Eduila Maria Couto Santos (UFPE), Euclides Dias Marins Filho (UFPE), Fabiana Cristina Lima da Silva Pastich Gonçalves (UFPE), Flávio Kreimer (UFPE), Goretti Burgos (UFPE), Josemberg Marins Campos (UFPE), Juliana Maria Carrazzone Borba (UFPE), Maria da Conceição Chaves de Lemos (UFPE), Marina de Moraes Vasconcelos Petribu (UFPE), Marle dos Santos Alvarenga (USP), Poliana Coelho Cabral (UFPE), Rafaella de Andrade Silva (SES/PE), Rebecca Peixoto Paes Silva (UFPE), Renata Pereira da Silva (UFPE), Regiane Maio (UFPE), Silvia Alves (UFPE) e Silvia Leite Campos Martins Faria (UnB).

especializacao.ufpe.nutricbm@gmail.com

Data da última modificação: 23/01/2023, 16:17