Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Chefe do Serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar, ressalta que, nos últimos anos, a ida dos homens aos serviços de saúde tem sido maior

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O evento acontece dentro do Novembro Azul, campanha que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde masculina, tendo como foco o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), possui o Serviço de Urologia, que conta com ambulatórios específicos para tratar doenças do trato urinário e também do sistema reprodutor masculino.

“A campanha Novembro Azul existe há um tempo, e aproveitamos para alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, fazer os exames regulares, controlar a pressão arterial, dentre outros. O nosso foco também é o diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois assim se pode fazer o tratamento no início da doença e as chances de cura são altas”, explica o chefe do Serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar.

Ele ainda ressalta que, nos últimos anos, a ida dos homens aos serviços de saúde tem sido maior. “Apesar de ainda existirem alguns tabus, os homens têm procurado cada vez mais cuidar da saúde, estão mais atentos e mais interessados em ir ao médico e fazer os exames. Grande parte dessa mudança se deve ao incentivo da campanha e da divulgação das informações”, afirma ele.

O Serviço de Urologia do HC oferece um serviço completo que vai desde consultas clínicas até procedimentos cirúrgicos de pequeno e grande porte. São realizadas cirurgias de todos os tipos, e as principais são as cirurgias em pacientes com câncer de próstata, bexiga, testículo e rim. A maioria delas são feitas por videolaparoscopia – esse tipo de procedimento é mais seguro e confortável para o paciente no pós-operatório, implicando em uma melhor recuperação, além de causar menos complicações e menos tempo de internamento.

Também são feitas cirurgias para retirada de cálculo renal, transplante de rim (doador vivo), cirurgias de vasectomia (planejamento familiar), dentre outros. O serviço ainda oferta um ambulatório específico para tratar pacientes com câncer de próstata em nível avançado que são acompanhados também no Ambulatório de Oncologia da instituição.

PRÓSTATA – A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando os sinais começam a aparecer pode indicar que a doença já está em um nível avançado, dificultando a cura. Na fase avançada, os principais sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Os principais fatores de risco consistem em: histórico familiar de câncer de próstata, raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), diariamente, 42 homens morrem devido ao câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Nos anos de 2018 e 2019, foram diagnosticados 68.220 novos casos deste tipo de câncer e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença foram registrados no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente nos homens mais velhos. Seis de cada dez casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Data da última modificação: 17/11/2020, 21:17