Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC fala sobre a importância do sono e dá dicas de como ter uma boa noite de descanso

Existem mais de cem distúrbios do sono, sendo a insônia e a apneia obstrutiva do sono, os mais comuns

O Dia Mundial do Sono (World Sleep Day) – comemorado em 2022 hoje (18) – tem como tema “Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz”, foi uma data criada com o objetivo de promover boas práticas e orientações sobre a importância do sono saudável na garantia da boa qualidade de vida da população geral. Existem mais de cem distúrbios do sono, sendo a insônia e a apneia obstrutiva do sono, os mais comuns. A data é móvel sempre celebrada na última sexta-feira antes do equinócio da primavera no hemisfério Norte. O Hospital das Clínicas da UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Neste Dia Mundial de Atenção à Saúde do Sono, as entidades internacionais que trabalham em prol do sono saudável se unem e enfatizam o quanto o sono é essencial para a saúde e bem-estar, sendo tão importante quanto uma nutrição adequada e exercícios regulares, com papel crítico para o bom desempenho e a segurança das atividades humanas em todas as idades e áreas de atuação”, explica a especialista na área da Medicina do Sono e supervisora da Área Assistencial de Neurologia do HC, Clélia Franco.

A neurologista também explica que é preciso desmistificar a ideia de que dormir é uma perda de tempo. Além de ser essencial para o corpo, oferece diversos benefícios como restaurar o desgaste a partir da limpeza do lixo metabólico produzido pelo cérebro; conservar energia; estimular o sistema imune e a reparação dos tecidos; fortalecer a gravação das memórias no cérebro e auxiliar na manutenção das demais funções neurocognitivas.

Algumas das principais dicas para uma pessoa ter um boa noite de descanso são criar uma rotina para regular seu relógio interno, evitar luz de qualquer aparelho eletrônico antes de dormir, evitar cochilos muito longos durante o dia, entre outros (confira abaixo mais dicas). Além disso, é necessário que o indivíduo preste atenção nos sinais que o seu corpo pode indicar sobre o desenvolvimento de algum distúrbio do sono, como dificuldade para dormir, continuar dormindo ou permanecer acordado durante o dia; comportamentos anormais que atrapalham o sono (ronco excessivo ou membros se mexendo) e sono desregulado.

Para mais informações sobre o assunto, confira o Manual do Sono , um material elaborado por Clélia Franco em parceria com o grupo do Departamento Científico de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), alunos da UFPE e o grupo de pesquisa em Cefaliatria e Sono do Serviço de Neurologia do HC. O manual foi constituído com objetivo de trazer informações úteis para a promoção da saúde do sono com base em pesquisas na área da Medicina do Sono.

Confira algumas dicas para um sono saudável

- Criar uma rotina para regular o relógio interno;
- Evitar luz de qualquer aparelho eletrônico antes de dormir;
- Deixar o ambiente propício para o sono sem a entrada excessiva de luz;
- Isolar barulhos externos;
- Evitar cochilos muito longos durante o dia;
- Ter uma alimentação balanceada;
- Não ingerir café ou bebidas alcoólicas antes de dormir; e
- Utilizar-se de técnicas de relaxamento.

Data da última modificação: 18/03/2022, 14:49