Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC explica relação entre covid-19 e trombose

Amanhã (16), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Trombose

Amanhã (16), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Trombose. A data, instituída pelo Congresso Nacional em 2009, busca chamar atenção da população para os riscos da doença, causa importante de mortalidade no mundo. Segundo dados da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), uma a cada quatro pessoas morre em decorrência da trombose. Ela se caracteriza por um coágulo sanguíneo que pode bloquear ou prejudicar o fluxo de sangue e acomete, principalmente, as veias das pernas e dos pulmões. Durante a pandemia, foi observado que a infecção causada pela covid-19 pode apresentar um maior risco para a formação desses coágulos sanguíneos que, consequentemente, podem progredir para um caso trombótico. Um estudo publicado, também pela ISTH, mostra que 25% dos pacientes de internação com o novo coronavírus apresentam embolia pulmonar ou trombose venosa profunda de membros inferiores.

O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular, Esdras Marques, do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, explica a relação entre trombose e covid-19 e faz alertas para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Existe relação entre a covid-19 e a trombose?
Existe, sim, uma relação entre trombose venosa e covid-19, principalmente, naqueles pacientes que desenvolveram as formas graves da infecção com necessidade de internamento em Unidade de Terapia Intensiva. Além da trombose venosa profunda, há também a trombose pulmonar que ocorre, principalmente, nos vasos capilares do pulmão que são os responsáveis pela oxigenação do sangue.

De que maneira a covid-19 pode ser uma causa da trombose?
Ainda não há uma explicação completa para a ocorrência da trombose venosa profunda e da trombose pulmonar na vovid-19, mas se acredita que o coronavírus provoca uma hiperinflamação do organismo o que levaria a um distúrbio do sistema de coagulação sanguíneo que, por sua vez, ficaria mais predisposto a formar trombos. Este tipo de reação já foi observada em infecções causadas por outros tipos de vírus além do novo coronavírus.

Quais complicações podem surgir em decorrência da relação entre trombose e covid?
As complicações mais comuns são a embolia pulmonar e a insuficiência (falência) respiratória. A falência respiratória é a principal causa de morte na infecção pela covid-19.

Há fatores de risco prévios que possam agravar o caso de pacientes covid-19 que desenvolveram trombose? Quais são?
Várias doenças ou condições têm sido associadas a um maior risco de desenvolvimento das formas graves da Covid-19, por exemplo, a obesidade, a diabetes, algumas doenças pulmonares, doenças autoimunes e também doenças da coagulação. É provável que fatores genéticos também estejam relacionados a uma maior chance de o paciente apresentar uma infecção mais grave pelo novo coronavírus e por isso pesquisas têm sido feitas na tentativa de esclarecer melhor essa situação.

Como prevenir a trombose e qual a importância de haver um diagnóstico precoce da doença?
Existem várias formas de prevenção da trombose venosa profunda como, por exemplo, praticar exercícios físicos regularmente e usar meias elásticas. No caso particular da covid-19, são usados medicamentos chamados de anticoagulantes. Essas medicações não são usadas em todos os casos, mas apenas naqueles pacientes que desenvolveram as formas mais graves da infecção, por isso devem ser usados apenas por orientação médica. O diagnóstico precoce da trombose venosa é fundamental para evitar as complicações respiratórias e assim diminuir o risco de morte pela covid-19.

Data da última modificação: 15/09/2021, 15:58