Equipe da UFPE, constituída por estudantes da FDR, conquista o 2º lugar na 2ª edição do Wicade - Competição de Direito Concorrencial

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19

Equipe da UFPE, composta por estudantes dos 4º e 5º períodos do curso de Direito da Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas da UFPE, conquistou o 2º lugar na segunda edição do Wicade - Competição de Direito Concorrencial. A cerimônia de premiação, promovida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em parceria com a Rede Women in Antitrust (WIA), ocorreu no último sábado (19), em Brasília (DF).

A competição proporciona aos estudantes universitários o aprofundamento de seus estudos na área do Direito Concorrencial, bem como o desenvolvimento de suas habilidades quanto a escrita, argumentação e oratória. Trata-se de um julgamento simulado de um caso fictício. Com base nisso, a primeira fase da competição compreende a submissão de memoriais escritos. Já a segunda fase, realizada presencialmente em Brasília, corresponde à apresentação oral de argumentos fundamentados no caso.

Alunos comemoram premiações obtidas na competição

A equipe, que representou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é formada pelos graduandos do curso de Direito: Fernanda de Brito Freire do Nascimento, João Victor Luiz Viana, Júlia de Albuquerque Meira, Marcela Filgueira Campos Luna, Maria Clara Alencar Gomes do Rêgo, Mariana Clara Silveira Tôrres, Tainá de Melo Ferreira e Thiago Ferraz Bezerra Duarte. Cabe ao grupo atuar tanto na posição de Representante (acusação) quanto de Representada (defesa).

Quanto às premiações recebidas, fora a classificação como a segunda Melhor Equipe na Fase Oral, a Equipe da UFPE também conquistou o 2º lugar na categoria Melhor Memorial em nome da Representante. Além disso, três estudantes da instituição venceram a categoria Melhor Orador(a), em que o 1º lugar foi ocupado por Fernanda de Brito Freire do Nascimento (UFPE); houve o empate entre Júlia de Albuquerque Meira (UFPE) e Gabriela Gurgel (UnB) na disputa do 2º lugar; e o 3º lugar foi concedido à Mariana Clara Silveira Tôrres (UFPE).

Os estudantes relatam como foram as suas experiências ao participarem da 2ª edição do Wicade. “A competição não foi apenas um aprendizado em Direito Concorrencial, mas também um processo de autoconhecimento, no qual descobri uma nova área de interesse e perspectiva profissional. Além disso, acredito que foi um verdadeiro aprimoramento pessoal nas habilidades de trabalho em equipe e comunicação a todos os envolvidos”, afirmou João Victor Viana.

Por sua vez, Mariana Tôrres enfatizou que a sua participação no Wicade foi a experiência acadêmica mais desafiadora e gratificante que já vivenciou. “Foram três meses intensos e imersivos em grupo, diversas reuniões semanais e noites maldormidas, a fim de conseguirmos entender, primeiramente, a doutrina e jurisprudência básica do Direito Concorrencial, para conseguirmos dominar o complexo caso fictício trazido pela organização do evento, que mesclava conceitos clássicos do antitruste com novas tecnologias, como colusão algorítmica”, apontou a graduanda.

Por fim, Julia Meira complementou que “os esforços envolvidos geraram muitos frutos: a equipe da UFPE trouxe para casa o prêmio de 2° melhor equipe; 2° melhor memorial da Representante; e o pódio dos melhores oradores. Além de ter passado para a fase eliminatória em primeiro lugar.”

Nesta edição, a competição de Direito Concorrencial contou com a participação de mais de cem estudantes dos cursos de graduação em Direito e Economia, e com cerca de 30 profissionais do antitruste. A equipe da UFPE teve como orientadora a advogada Rafaella Schwartz Jaroslavsky, além de contar com a participação de Felipe Leitão Valadares Roquete, servidor do Cade, que foi alocado para auxiliar a equipe na disputa.

Data da última modificação: 23/11/2022, 12:30