Encontro nacional sobre inovações em Ciência e Engenharia de Materiais é promovido pela UFPE

Evento ocorrerá de forma on-line e gratuita, de 5 a 7 deste mês

A partir de amanhã (5), terá início a 1ª edição do Encontro Nacional dos University Chapters (Enuc), evento que reunirá instituições de diversas partes do país para discutir pesquisas e inovações na área de Ciência e Engenharia dos Materiais. O encontro será promovido pelo núcleo UFPE do programa University Chapters (UC) da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).

Os interessados em assistirem as palestras e apresentações dos trabalhos devem fazer inscrição, de forma gratuita, através do site oficial do evento. Devido a pandemia da Covid-19, essa edição do evento acontecerá de forma on-line, com palestras sendo transmitidas a partir das 13h através da plataforma Zoom.

Esta primeira edição do Enuc, que ocorrerá até a próxima segunda-feira (7), é uma iniciativa da unidade UC da UFPE com o objetivo de reunir os membros de todas as unidades dos University Chapters, membros da comunidade científica e da sociedade em geral que tenham interesse em conhecer as atividades desenvolvidas nas unidades dos UCs.

Durante os três dias de evento, o Enuc contará com professores que têm se dedicado ao progresso da Ciência e Engenharia de Materiais no Brasil e para a formação da nova geração de cientistas e engenheiros de materiais. Entre os palestrantes dessa edição estão Mônica Cotta, professora da Unicamp e presidente da SBPMat; o tutor nacional do programa, professor Newton Barbosa (UFPA); Petrus Santa Cruz (UFPE), tutor do UC da UFPE; e professor Antonio Eduardo Martinelli, coordenador da Área de Materiais na Capes e diretor científico da SBPMat.

O Encontro Nacional dos University Chapters (Enuc), da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), tem por objetivo reunir os membros das University Chapters (UCs) e pessoas que tenham interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas unidades. O objetivo desse encontro é discutir coletivamente temas e questões relevantes ao desenvolvimento do programa, e com a diretoria da SBPMat, um formato para futuras edições.

O Enuc também é uma excelente oportunidade para os UCs exporem seus trabalhos no âmbito da tríade Ensino/Pesquisa/Extensão, além de outros projetos que estejam em desenvolvimento. Proporcionando aos Chapters novas experiências e network com grupos de diversas universidades e regiões do país.

A SBPMat conta atualmente com 13 unidades do programa em diversas universidades de todas as regiões do país, com diretorias estudantis supervisionadas por tutores promovendo uma visão multi-institucional e multi-interdisciplinar na área de Ciência e Engenharia de Materiais e áreas relacionadas.

enucsbpmat@gmail.com

Data da última modificação: 04/09/2020, 17:33