Empresa incubada do Polo TeC UFPE vence Desafio Mining Hub com mineradora Vale

A startup Iara participará de um período de cinco meses com contrato junto à Vale para desenvolver projetos em conjunto com a mineradora

A startup Iara, empresa incubada Polo Tecnológico e Criativo da Universidade Federal de Pernambuco (Polo TeC UFPE), foi selecionada com mineradora Vale no programa de inovação Mining Hub M-Spot Ciclo 2. O Iara teve sua proposta aprovada para o desafio de eliminação de contaminação no minério de ferro em correias transportadoras. A startup vai empregar sua expertise em visão de máquina e soluções para ambientes desafiadores no projeto.

O Mining Hub é uma iniciativa de inovação aberta voltada a todos os integrantes da cadeia de mineração. Um de seus programas é o M-Spot, que tem como principal objetivo prospectar e selecionar novos projetos e empreendimentos e apoiar o desenvolvimento de provas de conceito (POC) destas junto às empresas associadas ao Mining Hub. A seleção no programa M-Spot é direcionada a startups, empresas de base tecnológica que se proponham a desenvolver soluções, de caráter inovador, para os desafios apresentados pela mineradora Vale com capacidade de validar a proposta de POC ao longo da etapa de provas de conceito.

A startup Iara participou, na etapa de seleção, da imersão que proporcionou acesso à equipe técnica da mineradora Vale e à equipe Mining Hub para compreender detalhes dos desafios e refinar a proposta de POC. Em seguida, foi selecionada pela mineradora Vale para avançar para etapa de prova de conceito. A etapa de prova de conceito compreende um período de cinco meses em que a startup assina o contrato junto à mineradora Vale e executa a POC de acordo com a proposta de trabalho apresentada e validada na fase de imersão realizada durante a etapa de seleção.

BENEFÍCIOS – As startups selecionadas para a etapa de provas de conceito podem ter os benefícios de investimento para desenvolvimento dos projetos em conjunto com a mineradora Vale para validação das POCs; acesso à infraestrutura e equipes da mineradora; coaching e mentoria com profissionais reconhecidos no setor de mineração e startups; trabalho em conjunto com a equipe do Mining Hub e da Neo Ventures; acesso a metodologia de desenvolvimento das startups com treinamentos, visitas técnicas, profissionalização da gestão e crescimento.

A mineradora Vale pode, ao fim do programa, investir na aplicação em escala operacional das soluções, bem como estabelecer parcerias para busca de funding, compra ou distribuição dos produtos e serviços das startups. Ao final da etapa de provas de conceito, a startup que tiver sua POC validada participará do Demoday, evento de encerramento do ciclo do programa em que as startups apresentam resultados das POCs.

STARTUP – A Iara surgiu da combinação de ciência e indústria, com o desenvolvimento de produtos inovadores a partir da pesquisa aplicada e uma sólida experiência no campo da visão computacional. Emprega tecnologia avançada em lasers, câmeras e ultrassons para desenvolver soluções de monitoramento e detecção que alcançam precisão submilimétrica. A startup desenvolve trabalhos em parceria com o Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Multimídia da UFPE (GRVM).

A participação no Programa de Formação de Startups do Polo TeC UFPE oportuniza acesso a laboratórios e oficinas, aliando o processo científico às técnicas de desenvolvimento ágil, destacando-se como uma ponte entre a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a indústria. O programa tem como objetivos estimular a criação e consolidação de startups desenvolvidas na universidade com alto grau de inovação e fortalecer a geração de negócios relacionados a pesquisas desenvolvidas na universidade. O Polo TeC UFPE, vinculado à Diretoria de Inovação (Dine) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), cumpre o objetivo de estimular e prestar apoio aos estudantes empreendedores, promovendo a cultura de inovação e empreendedorismo junto à comunidade acadêmica.

polotec@ufpe.br

Data da última modificação: 02/06/2021, 19:19