Emenda de bancada garante R$ 19,5 milhões para reformar teatro da UFPE

Expectativa é devolver teatro à sociedade pernambucana no prazo de um ano e meio

Liberada a partir de emenda parlamentar da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados, a verba de R$ 19,5 milhões já se encontra à disposição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a reforma do teatro da instituição, que integra o Centro de Convenções. Segundo adianta o reitor Alfredo Gomes, a expectativa é devolver à comunidade acadêmica e todo o Estado de Pernambuco esse equipamento cultural em plenas condições de uso, com 1.600 lugares e conceito inclusivo de acessibilidade, no prazo de um ano e meio.

“Já renovamos a Concha Acústica, e estaremos requalificando todo o Centro de Convenções, com o teatro, sala de cinema, salas de eventos científicos, e, para isso, estamos nos mobilizando para alcançar os R$ 45 milhões necessários para reformar o complexo cultural da UFPE”, afirma o reitor. O Cecon-UFPE abrigará, ainda, um amplo estacionamento, espaço para eventos e anfiteatros.

Segundo a diretora do Centro de Convenções, professora Mariana Brayner, esse procedimento inicial deve durar ainda uns seis meses, e depois vai entrar na fase da licitação para execução da obra. “Trata-se de um lindo projeto de extensão, intitulado ‘Reforma do teatro: construindo arte e cultura para sociedade’, que mobilizará professores e alunos das mais diversas áreas, da UFPE e de outras instituições públicas, quando também pretendemos promover cursos, palestras e visitas técnicas in loco”, afirma ela.

Data da última modificação: 09/12/2021, 16:32